Western Union expande remessas do mundo para Cuba

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Pela primeira vez, Western Union poderá transferir dinheiro para Cuba além das fronteiras dos EUA

A Western Union Company (NYSE: WU), líder em serviços globais de pagamentos, anunciou que vai lançar o serviço de transferência de dinheiro de outros países, incluindo o Brasil, para Cuba, em linha com as recentes mudanças regulatórias e políticas que permitem que cubanos e não-cubanos possam enviar remessas via Western Union para esta nação.

Pela primeira vez, os cubanos e outros cidadãos em todo o mundo poderão se juntar aos seus pares nos EUA para enviar remessas a Cuba em minutos[i] usando a plataforma de pagamentos entre fronteiras da Western Union. A empresa espera ativar os serviços em fases a partir do segundo trimestre de 2016.

“Como a primeira empresa norte-americana com escala para transferir dinheiro do mundo para Cuba, damos as boas-vindas às alterações regulatórias e políticas implementadas pelo governo dos EUA, que nos permitem oferecer esses serviços”, disse Odilon Almeida, presidente para Américas e União Europeia da Western Union.

As remessas podem ser enviadas para membros da família e outros cidadãos cubanos para despesas familiares e apoio pessoal à atividade econômica privada.

“É um privilégio poder conectar os cubanos de quase todos os lugares do mundo à sua comunidade de origem, e é ainda mais emocionante estar associado ao fator multiplicador econômico previsto com a nova injeção de fluxos de remessas em Cuba”, agregou Almeida.

“Como vemos em outras partes do mundo, a expansão das remessas irá proporcionar uma oportunidade vital para melhorar as condições de vida dos cubanos, contribuir para a poupança e, eventualmente, para fomentar o investimento às microempresas.”

Os recursos transferidos pela Western Union vão diretamente do emissor para o receptor sem intermediários. “Isto representa um poderoso catalisador para o empoderamento e a inovação. As transferências de dinheiro que enviamos dos EUA para Cuba custeiam as despesas regulares e das microempresas, impulsionando o espirito empreendedor, a inovação e as oportunidades de emprego”, agregou o Presidente da Western Union Brasil, Felipe Buckup.

A experiência global da Western Union tem mostrado que quando os clientes têm acesso a meios formais e convenientes, os fluxos de remessas aumentam a partir de corredores estabelecidos e novos. O acesso a serviços financeiros convenientes no âmbito globalizado é importante para a força de trabalho cada vez mais móvel de hoje e tem se provado muito importante para o avanço econômico de uma nação.

Os clientes ao redor do mundo podem esperar a mesma velocidade de transferência de dinheiro em minutos para Cuba com pagamento em moeda local. Eles podem usar as diversas opções de envio da rede multicanal da Western Union – varejo, digital, móvel ou por meio de contas bancarias, onde disponível. Em Cuba, os receptores podem retirar seus recursos em mais 490 localidades de Agentes que a Western Union possui em cada uma das 16 províncias e 168 municípios do país. Esta é uma presença significativa e é representada por vários tipos de comércio – de lojas de varejo a casas de câmbio.

A população cubana fora de Cuba está estimada em 1,4 milhão em 2015. Eles residem em pelo menos 72 países distintos, no entanto quase 96% está concentrado em cinco países, incluindo EUA, Espanha, Itália, México e Canadá.[ii]

As remessas de dinheiro à Cuba em 2013 atingiram US$ 2,8 bilhões, sendo 90% enviada dos EUA. As remessas alcançam 62% das famílias cubanas, sustentam cerca de 90% do mercado varejista e fornecem milhares de empregos.[iii]