Viapol participa de ação realizada com arte urbana para revitalização de viaduto

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Utilizando o verniz FUSEPROTEC ANTIPICHAÇÃO, a marca foi escolhida para ser a responsável por garantir a proteção das novas artes realizadas em Erechim

Foi utilizando cores fortes, marcantes e pinturas em arte 3D, que o viaduto Rubem Berta, na cidade de Erechim-RS, passou por revitalização e ganhou um novo visual, contando também com a proteção das estruturas. A execução do projeto ocorreu com o intuito de retratar e contar mais sobre a história do município, que tem 100 anos, por meio da arte. Marcos Provin e Vanderei Provin foram os artistas plásticos responsáveis pelas pinturas, realizando-as com muita cautela e atenção.

A Viapol, referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para construção civil, com mais de mil itens em seu catálogo, teve participação fundamental no projeto realizado entre 2018 e 2019, tendo em vista que um de seus produtos, o verniz Fuseprotec Antipichação, foi utilizado como forma de proteção para as pinturas, fazendo com que elas sejam conservadas por um longo tempo. Podendo ser aplicado de maneira rápida e com um excelente acabamento estético, o produto contribui para uma fácil remoção de pichações, caso sejam feitas no viaduto. Com um leque de produtos direcionados à conservação e proteção das obras, a Viapol é uma empresa moderna que se preocupa em pesquisar e oferecer produtos de boa qualidade e que gerem resultados satisfatórios às obras, tendo uma procura ainda maior de seus produtos.

“Muitas cidades ainda sofrem com as pichações em espaços públicos e cada vez mais as administrações públicas tem buscado alternativas para evitar essa degradação visual. Para isso, várias iniciativas tem sido tomadas para que obras de arte urbana não sejam depredadas. Uma alternativa encontrada no mercado é a utilização de vernizes com a função de proteger pinturas contra a pichação”, diz o engenheiro da Viapol, Jorge Lima.

Na obra em Erechim, além da realização das pinturas com diversas imagens sobre as etnias, economia, arquitetura e momentos históricos da cidade, também foi feita uma recuperação em toda a área localizada ao redor do viaduto, contando com a troca de pisos nas áreas interna e externa, a melhoria da iluminação, e implementação de ações que limitaram o uso de veículos para proporcionar um espaço maior para a circulação das pessoas.

Espaço público conservado

A ação foi uma iniciativa tomada pela Secretaria Municipal de Administração da cidade de Erechim, e que foi incentivada pelo desejo de modificar o espaço, deixando-o mais atraente e agradável para os moradores da região que transitam diariamente nas redondezas do viaduto. Contando com essas mudanças e com a maior atratividade da região, era esperado que a via se tornasse um cartão de visitas na cidade, gerando um novo aspecto turístico e causando impactos positivos em seu entorno. A ideia da prefeitura é também propagar a cultura local e gerar maior contato dos moradores com a arte da região.