Viapol investe na educação e qualificação de funcionários da linha de produção

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Indústria química também se destaca na contratação de mulheres para a fábrica

Nos últimos meses, assuntos como qualificação e requalificação de profissionais ganharam destaque em função da chegada da pandemia, quando as empresas foram forçadas a uma digitalização repentina. Com mais de 30 anos atuando no mercado brasileiro, a Viapol investe constantemente na formação e no desenvolvimento de funcionários que atuam diariamente nas fábricas. Com mão de obra especializada, a empresa conta com turnover baixo, pois contrata pessoas qualificadas para a vaga e ainda se propõe a oferecer melhores condições de trabalho para manter os colaboradores motivados.

“Nós sabemos que atuar em uma indústria química, exige bastante conhecimento e habilidades que não são facilmente encontradas em profissionais do mercado. Por este motivo, buscamos oferecer estrutura para aqueles que já estão conosco e proporcionar oportunidades de cursos, estudos e faculdades para que toda a equipe seja beneficiada. Hoje, nossas fábricas contam com homens, mulheres e profissionais PCDs que trabalham com muito empenho e dedicação”, afirma Odair José Abrão, gerente de produção da unidade de Caçapava da Viapol.

Nos últimos anos, depois de passar por algumas reformulações e observar as tendências do mercado, a empresa decidiu ampliar as vagas para a contratação de mulheres e hoje conta com um time feminino que se destaca e evolui a cada dia. “Somos impulsionados através do Código de Conduta e valores, que tem como foco contratar os melhores profissionais e deixá-los trabalhar, independente do gênero”, conta Odair.

Destaque e reconhecimento

Em 2019, Elaine Cristina do Amaral surpreendeu o time de RH ao contar sua experiência profissional com três cursos técnicos, habilidade e seriedade nas palavras e atitudes. Ela entrou como Ajudante de Produção na linha Fibras, onde se destacou ainda mais e recebeu uma promoção para o cargo de Operação de Produção. A profissional já recebeu diversos treinamentos e se tornou a primeira mulher a operar empilhadeira na fábrica, além de conseguir manter os patamares de segurança, qualidade e produtividade esperados.

Atualmente, a Linha de Fibras conta com duas mulheres. Outra colaboradora foi deslocada para ser a auxiliar da Elaine e desempenhar as funções na fábrica. “Agradeço de coração pela oportunidade que me foi dada e pela confiança que depositaram em mim. O que tiver ao meu alcance, estou sempre disposta a somar, buscando o meu crescimento e também o da Viapol”, afirma a operadora de produção, Elaine do Amaral.

“Ao todo temos cinco mulheres que fazem parte do nosso time e espero cada vez mais seguir com diversas oportunidades para elas, também para jovens que estão em busca do primeiro emprego. Vamos sempre promover a inclusão no mercado de trabalho para que, juntos, possamos continuar levando os produtos da Viapol a todos os lares brasileiros”, enfatiza Odair.

Outro destaque da fábrica é o Márcio Valério, que está na empresa há 23 anos. Antes de trabalhar na produção, o profissional atuava como ajudante de lavoura junto ao seu pai e seu irmão. Ele conta com orgulho que entrou na Viapol como Ajudante de Produção na linha Heydi. Depois de três anos, passou para Líder de Produção no Setor de Mantas Asfálticas e, em seguida, foi promovido para Supervisor de Produção, atuando em várias unidades da fábrica como Asfaltos, Mantas e Química, na qual é responsável até hoje.

“Tenho muito orgulho e prazer em vir trabalhar aqui todos os dias. Quero seguir me desenvolvendo e espero que aqui seja o meu primeiro e único local de trabalho formal”, afirma Márcio Valério, Supervisor de Produção em Caçapava, responsável pela unidade de Química. Ele

lembra com carinho dos vários cursos internos que já fez como SAP, Liderança e Segurança, as convenções que participou desde que entrou na empresa.

O profissional chegou à fábrica com formação básica de ensino médio e foi o primeiro colaborador contemplado pelo Programa de Bolsa de Estudo no curso de Técnico de Segurança do Trabalho. Pouco tempo depois, cursou a faculdade de Administração de Empresas, posteriormente um MBA em Gestão Estratégica de Negócio e por último realizou o sonho de cursar Engenharia Civil, finalizado em 2020.

“Nossos profissionais se orgulham da trajetória que trilham aqui e são a nossa base para conquistar as oportunidades que estão chegando em 2021 e nos próximos anos. Além de uma indústria química que atua na área da construção civil, nós colecionamos histórias incríveis de profissionais que estão com a gente há anos e têm essa gratidão pelos momentos que trabalham aqui e garantem o sustento de seus familiares”, diz Odair.