Viapol apresenta Macrofibras de Alto módulo para Concreto

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Produzidas pela Euclid Chemical, possuem a reconhecida qualidade da marca e melhor custo-benefício para o usuário

A Viapol, referência nacional no mercado de impermeabilizantes e no desenvolvimento de soluções para o setor da construção civil e diversos segmentos industriais, apresenta ao mercado de fibras para concreto duas macrofibras, a Tuf-Strand SF e a Maxten.

Fabricadas nos Estados Unidos pela Euclid Chemical, empresa americana que adquiriu a Viapol em 2012, as macrofibras são produzidas com blends de polímeros (polipropileno e polietileno) resistentes à alcalinidade do concreto. Para sua produção, há um rigoroso controle de todos os processos envolvidos, desde o recebimento da matéria-prima, passando pela produção, armazenamento e distribuição. Como grande diferencial desse procedimento, a Tuf-Strand SF possui alto módulo de elasticidade, o que significa uma melhor performance ao concreto e maior durabilidade da estrutura.

“Os aspectos técnicos e econômicos são muito representativos nos estudos de viabilidade de concreto reforçado com fibras. Diversas empresas executoras de pisos e construtoras já comprovaram essas vantagens, o que explica o significativo crescimento da utilização das fibras nas mais diversas obras”, afirma o gerente comercial da área de Química para Construção da Viapol, José Eduardo Granato.

A utilização das fibras poliméricas de alto módulo possibilitam ao concreto uma redistribuição de esforços pela estrutura, garantindo uma resistência residual pós-fissuração. Isso acontece porque a fibra atua como ponte de transferência de tensões entre as fissuras, restringindo significativamente sua abertura e propagação, o que assegura maior absorção de energia, aumento da resistência ao impacto e à fadiga da estrutura de concreto.

Além disso, a aplicação desse material não requer mão de obra especializada. Quanto à execução, é importante trabalhar com empresas que tenham familiaridade com o produto para minimizar os possíveis problemas. Pensando nessa demanda, a Viapol oferece uma equipe técnica qualificada para ajudar o cliente e orientar sobre a melhor forma de utilizar as macrofibras.

“Ajudamos no desenvolvimento dos projetos, fornecendo informações e laudos técnicos das nossas fibras, além de software de dimensionamento e treinamento para a utilização do produto”, diz Granato.

Entre os consumidores do produto destacam-se: montadoras de automóveis, indústrias, obras comerciais, obras de infraestrutura urbana, pré-fabricado de concreto, entre outros.