Vale Fertilizantes utiliza biomassa como adubo em unidade de Cubatão

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Composto vem de resíduos orgânicos gerados no restaurante do Complexo Industrial

Sempre atenta a novas tecnologias que proporcionem benefícios ao meio ambiente, a Vale Fertilizantes instalou no restaurante do Complexo Industrial de Cubatão (Unidade 03) uma processadora de resíduos orgânicos. Sem utilizar água, o equipamento transforma as substâncias em biomassa, que é utilizada como adubo nas áreas verdes das unidades da empresa na Baixada Santista e como ração para os animais da Fazendinha, localizada dentro do Complexo Industrial (Unidade 02).

“O processo economiza energia e espaço, pois dispensa o uso de câmaras de lixo orgânico. Além disso, produz água limpa para utilização na limpeza de pisos e áreas externas e, por fim, seus benefícios compensam a energia consumida pelo equipamento”, explica a analista de Administração e Serviços da Vale Fertilizantes, Domilene Ferreira.

O processo é ambientalmente correto, já que os resíduos são lançados dentro da máquina e processados pelo método de aquecimento sem utilizar água, enzima ou produtos químicos. Em seguida, é realizado o processo de desidratação, que dá origem à água que será reutilizada. Após essa etapa, o volume do material é reduzido em cerca de 80% e o restante é a biomassa utilizada como adubo ou base para ração animal.