Economia alcançada equivale ao consumo de cinco meses na cidade goiana
Preocupada com a preservação do meio ambiente, a Vale Fertilizantes busca, continuamente, desenvolver tecnologias e processos que contribuam com a economia dos recursos naturais. Em Catalão (GO), uma equipe de empregados – formada por supervisores, engenheiros e operadores – criou o grupo “Vale Reduzir”, para diminuir o consumo de água na usina de beneficiamento do Centro Mineroquímico de Catalão.
Inicialmente, a iniciativa, apoiada pela empresa, tinha a meta de reduzir os gastos em 3%. No entanto, a equipe conquistou 13% de economia, diminuindo o consumo de água de 5,060 para 4,400 metros cúbicos por tonelada alimentada de minério (m3/t). O volume é suficiente para abastecer 165 mil casas. Considerando que Catalão possui, atualmente, 32 mil residências, de acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a água economizada com a ação da Vale Fertilizantes poderia abastecer a cidade por cinco meses.
“Um aspecto interessante é que profissionais que ingressaram na unidade recentemente já estão participando e contribuindo para os resultados, o que proporciona um ambiente favorável para o crescimento pessoal e profissional e que, acima de tudo, fortalece a equipe como um todo. Só alcançamos esta economia porque trabalhamos como um time”, afirma o gerente da Área de Beneficiamento da Vale Fertilizantes, Júlio César da Silva.
A economia de água também reflete em outros setores. O sistema de captação e bombeamento de água nova, por exemplo, representa cerca de 15% do consumo total de energia elétrica da unidade. Por esse motivo, os funcionários, satisfeitos com os resultados alcançados, já estão estruturando a próxima ação, para dar continuidade à implementação de melhorias nos processos da unidade.