Empresa, Senai e Camp Cubatão repetem iniciativa de sucesso e ministram curso de qualificação
Depois de formar uma turma com 31 jovens no curso de qualificação profissional de operador de processos químicos, colaborar para o desenvolvimento da região e, ainda, contratar dois dos participantes, a Vale Fertilizantes repete a iniciativa. Pelo segundo ano consecutivo, a parceria com o Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mário dos Santos (Camp Cubatão) e o Senai de Cubatão (Escola Hessel Horácio Cherkassky) promove a inclusão social de moradores da comunidade.
Desta vez, 32 alunos divididos em duas turmas participam da capacitação. Direcionado a jovens que já participaram do Projeto Aprendiz de Olho no Futuro de Cubatão, com idade entre 18 e 25 anos, o curso tem 600 horas de duração.
“A iniciativa é boa para os alunos, que têm a oportunidade de iniciar a vida profissional; para a região, com a qualificação de seus moradores, e para a empresa, que prepara recursos humanos”, comenta o gerente de Produção de Nitrogenados, Carlos Alberto Dias.
O curso, realizado no Senai de Cubatão, oferece aos participantes um salário mínimo. Para conquistar o certificado, os alunos precisam ter frequência de 75% e alcançar o aproveitamento determinado pela coordenação.
“É uma ótima oportunidade para esses jovens, já que estamos em uma região com muitas indústrias. Além disso, a Vale Fertilizantes tem muitos profissionais que iniciaram carreira como operadores e hoje atuam em cargos de gestão”, explica Dias.
Em 2011, a empresa contratou dois participantes do curso para atuar no Complexo Industrial de Piaçaguera: Fagner Diniz Santos e Marisley Matos, que é a primeira mulher a trabalhar na unidade como operadora de processos.