Central automatizada avalia dez parâmetros diariamente
A Vale Fertilizantes proporciona, a partir desta semana, mais um benefício para a população de Cajati (SP). A empresa está inaugurando uma estação de monitoramento da qualidade do ar no centro da cidade, na escola estadual Professor Celso Antonio.
“Temos analisado a qualidade do ar em Cajati e os índices registrados estão abaixo dos estabelecidos pela legislação. Com a instalação da estação, faremos um monitoramento contínuo, com o objetivo de garantir o bem estar da população”, explica Luiz Faggioni, supervisor de Meio Ambiente do Complexo Mineroquímico de Cajati.
Para definir o local em que a estação seria instalada, a Vale Fertilizantes realizou um estudo, em parceria com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Além do equipamento que monitora a qualidade do ar, foi instalada uma estação meteorológica.
Dez parâmetros, entre eles dióxido de enxofre, material particulado e CO2 são monitorados diariamente e, a cada 15 dias, a Cetesb recebe um relatório completo com as avaliação da qualidade do ar.
O equipamento é o único existente no Vale do Ribeira. “Esta é mais uma iniciativa voltada ao bem estar de nossos funcionários e da população da cidade. Reafirmamos, com a instalação da estação, nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida”, completa Faggioni.