The Caldwell Partners define qualidades de um CEO de sucesso

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O CEO é o coração de uma empresa. Ele, junto com o time que lidera, é o cartão de visita da companhia, e por isso suas habilidades e características são sempre destacadas pelos recrutadores, consultores de gestão e “caçadores” de executivos. A The Caldwell Partners, uma das maiores empresas de recrutamento e seleção de altos executivos da América do Norte, define as principais características que fazem do CEO um profissional de sucesso.
Além de ter uma visão empresarial clara da empresa, dominando todas as áreas e principalmente o core business de onde atua, o CEO deve sempre ter a capacidade de inspirar e motivar a equipe, com honestidade e ética, propagando e cobrando esses valores. Ser capaz de transmitir mensagens por meio de uma comunicação clara e objetiva também é muito importante para que todos entendam quais objetivos devem ser atingidos.
No entanto, mais do que cultivar essas qualidades, o CEO deve atentar-se a comportamentos que fazem dele um profissional diferenciado e inspirador, tais como:

– Assegurar que a empresa é um bom lugar para trabalhar
A expectativa e o discurso de um CEO devem garantir aos funcionários e ao mercado que aquela instituição é um bom lugar para trabalhar e se desenvolver profissionalmente. Essa ação certifica a equidade e sustentabilidade da companhia e a motivação do funcionário.

– Uma perspectiva global de negócios
O mundo está ficando menor a cada dia. A globalização invade não somente nossos processos de vida, mas também o negócio das empresas. O CEO deve estar atento a esse movimento. A era da inovação obriga esse profissional a manter-se em um ambiente no qual as decisões devem ser rápidas, por isso atuar em um sistema de negócios obsoleto dificulta que uma companhia atinja os resultados propostos.

– A capacidade de ser decisivo
Os processos em uma empresa devem estar sempre interligados, pois, uma decisão pode afetar mais do que um setor da empresa. Portanto, o CEO deve estabelecer uma política de boas escolhas, certificando-se dos riscos e avaliando informações e dados, a fim de não se precipitar.

– Foco
O CEO é um profissional focado. Com o seu talento e habilidades em reunir diversas áreas da empresa, o profissional consegue dar atenção máxima aos clientes, sem negligenciar seu relacionamento com o público interno. O foco nos negócios garante chegar aos resultados estabelecidos e mantém a longevidade da empresa.