Ação fez parte da programação do mês do Meio Ambiente da Prefeitura de Mucuri
A Suzano Papel e Celulose, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação de Mucuri (BA), promoveu no último sábado (16) o plantio de 4.000 mudas de espécies nativas em Beira Rio, na sede de Mucuri. A iniciativa contou com a participação de mais de 700 pessoas, incluindo colaboradores da Suzano, alunos de escolas municipais, representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) e das secretarias municipais, integrantes da Casa do Estudante e crianças da Associação Comunitária Golfinho, entre outras pessoas.
Nesta nova ação do Projeto Nascentes do Rio Mucuri, iniciativa idealizada pela Suzano com o apoio da ONG ambiental The Nature Conservancy (TNC), o plantio aconteceu onde está localizada a estação de tratamento de efluentes (ETE) da Embasa. O objetivo da ação do último final de semana foi trabalhar a conscientização ambiental e criar um cinturão verde no entorno da ETE, minimizando o impacto de odor das lagoas e criando um ambiente atrativo para a fauna.
“Fomentamos continuamente ações com foco na preservação ambiental das regiões nas quais estamos presentes, e é muito gratificante ver que um projeto promovido com essa finalidade esteja mobilizando tantas pessoas a trabalharem juntas em favor de uma causa tão importante. Faço um agradecimento especial aos organizadores e apoiadores do evento pela quantidade de crianças presentes. Elas representam o nosso futuro.”, afirma Fabrício José da Silva, Gerente Executivo Industrial da Unidade Mucuri da Suzano Papel e Celulose. Além do plantio, foram fornecidas 2.000 mudas para a comunidade do entorno da região de Beira Rio, como gesto de parceria com o projeto e forma de incentivo à continuidade da prática e o hábito da preservação.
A nova ação de plantio fez parte da programação do mês do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura de Mucuri, ação que contou com amplo apoio da Suzano, e está alinhada ao Propósito da empresa, “Desbravamos cultivando a vida”.
“Esta iniciativa (Projeto Nascentes do Rio Mucuri) é muito importante não apenas para Mucuri, mas para todos os municípios banhados pelo rio. Por isso, temos que nos juntar, formarmos uma corrente, e incentivarmos a educação ambiental. Os jovens são os nossos herdeiros do futuro e sempre digo que todo dia é dia de cuidar do meio ambiente”, diz Ivanete de Assis, Secretária de Meio Ambiente de Mucuri.
O Projeto Nascentes do Rio Mucuri visa fomentar a restauração e a cultura de preservação da Bacia do Mucuri, garantindo a perpetuidade do rio, além de estimular iniciativas voltadas à proteção de suas nascentes. Ele conta com parcerias do setor privado, ONGs, órgãos do governo e pessoas físicas e desde seu início, em 2017, já promoveu o plantio de mais de 20.000 mudas nos estados da Bahia e de Minas Gerais, onde estão localizadas dezenas de nascentes do Rio Mucuri.
Nesse período, as ações do Projeto Nascentes do Mucuri deram início à recuperação de mais de 35 nascentes e contaram com a participação de mais de 2.000 pessoas. Somente na ação do último sábado foram mais de 700 pessoas, sendo elas 148 integrantes do Programa Voluntariar da Suzano (colaboradores e familiares), 400 crianças das escolas municipais Luís Eduardo Magalhães e Ismar Teixeira Guedes, 60 integrantes da Casa do Estudante, 45 crianças da Associação Comunitária Golfinho e 60 representantes da Embasa, além de representantes das secretarias da Educação e do Meio Ambiente do município de Mucuri.
PARA FOTOS, ACESSE: https://bit.ly/2lifdOc
Sobre a Suzano Papel e Celulose
A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose. Possui sete unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários) e celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e está investindo na produção de Lignina e derivados, criando uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, entre outras aplicações. Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene. A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa. Para mais informações, acesse www.suzano.com.br.