Suzano Papel e Celulose realiza plantio de mudas do Projeto Nascentes do Rio Mucuri

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ação fez parte da programação do mês do Meio Ambiente da Prefeitura de Mucuri

 

A Suzano Papel e Celulose, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação de Mucuri (BA), promoveu no último sábado (16) o plantio de 4.000 mudas de espécies nativas em Beira Rio, na sede de Mucuri. A iniciativa contou com a participação de mais de 700 pessoas, incluindo colaboradores da Suzano, alunos de escolas municipais, representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) e das secretarias municipais, integrantes da Casa do Estudante e crianças da Associação Comunitária Golfinho, entre outras pessoas.

Nesta nova ação do Projeto Nascentes do Rio Mucuri, iniciativa idealizada pela Suzano com o apoio da ONG ambiental The Nature Conservancy (TNC), o plantio aconteceu onde está localizada a estação de tratamento de efluentes (ETE) da Embasa. O objetivo da ação do último final de semana foi trabalhar a conscientização ambiental e criar um cinturão verde no entorno da ETE, minimizando o impacto de odor das lagoas e criando um ambiente atrativo para a fauna.

“Fomentamos continuamente ações com foco na preservação ambiental das regiões nas quais estamos presentes, e é muito gratificante ver que um projeto promovido com essa finalidade esteja mobilizando tantas pessoas a trabalharem juntas em favor de uma causa tão importante. Faço um agradecimento especial aos organizadores e apoiadores do evento pela quantidade de crianças presentes. Elas representam o nosso futuro.”, afirma Fabrício José da Silva, Gerente Executivo Industrial da Unidade Mucuri da Suzano Papel e Celulose. Além do plantio, foram fornecidas 2.000 mudas para a comunidade do entorno da região de Beira Rio, como gesto de parceria com o projeto e forma de incentivo à continuidade da prática e o hábito da preservação.

A nova ação de plantio fez parte da programação do mês do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura de Mucuri, ação que contou com amplo apoio da Suzano, e está alinhada ao Propósito da empresa, “Desbravamos cultivando a vida”.

“Esta iniciativa (Projeto Nascentes do Rio Mucuri) é muito importante não apenas para Mucuri, mas para todos os municípios banhados pelo rio. Por isso, temos que nos juntar, formarmos uma corrente, e incentivarmos a educação ambiental. Os jovens são os nossos herdeiros do futuro e sempre digo que todo dia é dia de cuidar do meio ambiente”, diz Ivanete de Assis, Secretária de Meio Ambiente de Mucuri.

O Projeto Nascentes do Rio Mucuri visa fomentar a restauração e a cultura de preservação da Bacia do Mucuri, garantindo a perpetuidade do rio, além de estimular iniciativas voltadas à proteção de suas nascentes. Ele conta com parcerias do setor privado, ONGs, órgãos do governo e pessoas físicas e desde seu início, em 2017, já promoveu o plantio de mais de 20.000 mudas nos estados da Bahia e de Minas Gerais, onde estão localizadas dezenas de nascentes do Rio Mucuri.

Nesse período, as ações do Projeto Nascentes do Mucuri deram início à recuperação de mais de 35 nascentes e contaram com a participação de mais de 2.000 pessoas. Somente na ação do último sábado foram mais de 700 pessoas, sendo elas 148 integrantes do Programa Voluntariar da Suzano (colaboradores e familiares), 400 crianças das escolas municipais Luís Eduardo Magalhães e Ismar Teixeira Guedes, 60 integrantes da Casa do Estudante, 45 crianças da Associação Comunitária Golfinho e 60 representantes da Embasa, além de representantes das secretarias da Educação e do Meio Ambiente do município de Mucuri.

PARA FOTOS, ACESSE: https://bit.ly/2lifdOc

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose. Possui sete unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários) e celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e está investindo na produção de Lignina e derivados, criando uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, entre outras aplicações. Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene. A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa.  Para mais informações, acesse www.suzano.com.br.