Suzano Papel e Celulose engaja colaboradores com trabalho voluntário

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Programa Voluntariar proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal aos mais de 3 mil voluntários envolvidos

 

A Suzano Papel e Celulose promove, há mais de uma década, o Programa Voluntariar, que tem como principal objetivo inspirar as pessoas para o protagonismo social e o engajamento em ações de voluntariado, fortalecendo seu papel de agente de transformação na sociedade. O projeto incentiva colaboradores, familiares e parceiros a compartilharem parte de seu tempo e talento em prol de uma causa. Em 2017, o projeto beneficiou mais de 29.600 pessoas por meio da participação de 3.262 participações voluntárias. Em 2018, até junho, já participaram dessas ações 1.050 colaboradores da Suzano.

Profissionais que exercem ações de voluntariado tornam-se mais proativos, comunicativos e desenvolvem habilidades de relacionamento interpessoal, planejamento e empatia. Além disso, tornam-se capazes de identificar a importância de cada um dentro de uma equipe, desenvolvem resiliência para lidar com situações diversas, espírito de liderança, cultura empreendedora e visão global.

Quando comprometido em participar de uma causa em que acredita, o ser humano torna-se mais realizado como indivíduo. “O trabalho voluntário reforça o propósito e o sentimento de fazer parte de uma transformação social, compartilhando o que as pessoas tem de melhor para influenciar de maneira positiva a vida de outras pessoas”, afirma Elisabete Flores Pagliusi, Coordenadora de Voluntariado e Projeto de Formação da Suzano Papel e Celulose.

Em parceria com órgãos públicos e instituições sociais, o Programa Voluntariar realiza diversos projetos que qualificam e fomentam o desenvolvimento social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Este é o caso de projetos como o Suzano na Escola e o Formare, um projeto que já formou mais de 630 jovens e contribuiu para que 74% deles entrassem no mercado de trabalho. Além disso, o Voluntariar desenvolve, ações sociais diversas, realizadas em todas as unidades da empresa (Escritório Central – SP, Suzano – SP, Limeira – SP, Imperatriz – MA e Mucuri – BA).

Para Marcela Porto, Gerente Executiva de Gestão da Comunicação da Suzano Papel e Celulose, o trabalho voluntário é uma maneira da empresa contribuir com a construção de uma sociedade melhor e, ao mesmo tempo, desenvolver competências em indivíduos e profissionais. “O programa oferece a oportunidade de inspirar as pessoas visando à construção de um futuro melhor, semeando o cuidado e cultivando a vida, enfatizando o jeito “Forte-e-Gentil” da empresa”, afirma.

            Empresas que integram programas de voluntariado geram em seus colaboradores orgulho em pertencer e querer fazer parte, apresentam um clima organizacional mais saudável e colaborativo, além de atrair e reter novos talentos. “Como líderes, nós temos o papel de inspirar e mobilizar nossas equipes a participarem de ações voluntárias. Nós buscamos continuamente estimular a evolução no cuidado nas relações com as pessoas e com o meio ambiente”, ressalta Júlia Fernandes, Diretora Executiva de Gente e Gestão da Suzano Papel e Celulose.

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose. Possui sete unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários) e celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e está investindo na produção de Lignina e derivados, criando uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, entre outras aplicações. Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene. A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa.  Para mais informações, acesse www.suzano.com.br.