Software République revela seus primeiros marcos para a mobilidade inteligente, segura e sustentável

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Software République, um ecossistema de inovação aberto para mobilidade inteligente, segura e sustentável, apresenta seus primeiros marcos – um ano após seu lançamento pela Atos, Dassault Systèmes, Orange, Renault Group, STMicroelectronics e Thales.

Em apenas alguns meses, a Software République deu passos importantes para promover inovações dedicadas a enfrentar os desafios da mobilidade. O ecossistema permitiu a criação e reforço de projetos colaborativos entre diferentes stakeholders do setor privado (startups, pequenas e médias empresas, grandes grupos), setor público (autoridades locais) e acadêmico (escolas, universidades).

Os marcos incluem:

– Criação de um “GIE” (Grupo de Interesse Econômico – ou Groupement d’Intérêt Economique, em francês) para desenvolver a Software République e supervisionar a incubação de projetos no ecossistema colaborativo.

– Lançamento da incubadora Software République em março de 2022, com um programa de suporte customizado para acelerar projetos conjuntos e apoiar startups. Cinco startups estão atualmente em incubação: Angoka, Geoflex, Parcoor, Vianova e Wattpark.

– Quatro projetos finalizados, além dos mais de 30 atualmente em andamento, incluindo:

– Uma solução de cibersegurança para “detectar e responder” – A cibersegurança é um dos maiores desafios da mobilidade. A Orange – por meio de sua subsidiária Orange Cyberdefense -, o Grupo Renault e a Thales, em conjunto com a startup Parcoor, anunciam a elaboração conjunta de uma solução para detectar tentativas de ciberataques, analisá-las e fornecer uma resposta rápida, com medidas que protejam o veículo. Esta solução, baseada em inteligência artificial e machine learning, será implementada em veículos Renault a partir de 2025. O projeto é apoiado pelo BPIfrance.

– Uma ferramenta para os territórios modelarem o fluxo de veículos – A segurança e o fluxo de trânsito são grandes desafios para as cidades. A Dassault Systèmes, a Orange e o Grupo Renault estão desenvolvendo uma ferramenta para modelar o fluxo de veículos. Um projeto piloto foi lançado na região de Corrèze, na França. Esta ferramenta fornece aos territórios dados importantes sobre trânsito, condições de infraestrutura e segurança para que possam otimizar as despesas de manutenção e construção.

– Um projeto para uma estação de carregamento bidirecional inteligente e segura – Em resposta aos desafios de segurança, soberania e integração da rede de carregamento de carros elétricos, a Orange, Grupo Renault, STMicroelectronics e Thales estão lançando um projeto de desenvolvimento conjunto focado na inteligência das estações de carregamento em colaboração com a Mobilize, uma marca do Grupo Renault. O projeto será apresentado até o final de 2022.

– Criação da Software République Academy para atender às necessidades em habilidades de segurança cibernética – Para atender às crescentes necessidades relacionadas a habilidades de recrutamento e segurança cibernética, os seis parceiros anunciaram dois programas de treinamento com início em setembro de 2022. O primeiro combinará uma seleção de módulos de treinamento de segurança cibernética de parceiros para o ecossistema da Software République. O segundo, em parceria com a escola francesa de cibersegurança Ecole 2600 e a escola francesa de engenharia de tecnologias digitais EFREI, criará dois programas de aprendizagem para níveis de ensino superior de três a cinco anos.

Até 2025, a Software République pretende lançar 10 novas ofertas de produtos e serviços, incubar mais de 50 startups e propor serviços para pelo menos 50 territórios.