Shows podem prejudicar audição do público

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Não há dúvidas que 2011 tem sido um ano memorável para os fãs  brasileiros de música, pois além dos esperados shows internacionais ícones dos mais variados gêneros, o segundo semestre promete ser  ainda mais agitado com o Rock in Rio, Aerosmith, Pearl Jam, entre outros. Apesar da satisfação em participar dos concertos musicais, o público deve se atentar à saúde auditiva, devido ao alto nível de ruído.

De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% da população tem algum tipo de deficiência auditiva. Sabe-se também que muitas pessoas saem dos shows apresentando alguma dificuldade auditiva, recuperando plenamente a audição após um determinado período. “Dependendo do tempo de exposição e da intensidade, os sons podem prejudicar a audição, quando muito intensos, podem provocar a perda de audição temporária e até definitiva”, explica a fonoaudióloga do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.

Espetáculos musicais podem atingir a marca de 120 decibéis (dB), o equivalente à intensidade de uma turbina de avião enquanto decola. Portanto, durante um concerto, o indivíduo ultrapassa o limite considerado tolerável à audição, no máximo 85 dB. “Ao frequentar festas, bailes ou shows, recomenda-se evitar ficar muito próximo às caixas de som e da banda. Além disso, é importante preocupar-se com o tempo de exposição evitando ficar por muitas horas próximo ao ruído”, indica a especialista.

Os sintomas da perda auditiva são diversos, como sensação de pressão nos ouvidos, zumbido, dificuldade para ouvir, tontura, irritabilidade, sensação de ouvido tampado, pressão e estalos no ouvido.  Caso um ou mais sintomas permaneçam, mesmo horas após a saída do ambiente com som intenso, recomenda-se procurar um otorrinolaringologista para a realização de uma avaliação. Vale ressaltar que, se o indivíduo já tem predisposição a desenvolver uma perda auditiva ou se, no dia a dia, está exposto ao ruído intenso de forma consistente, ele terá maior probabilidade de desenvolver uma perda auditiva e, portanto, deve ser ainda mais cauteloso.


Sobre o Grupo Microsom

O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tratamento da gagueira.  A companhia foi fundada em 1991 e há 20 anos oferece soluções de bem-estar para pacientes com problemas auditivos.

Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Connect. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que é adaptado a partir da necessidade individual de cada paciente.

Com a intenção de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.

Acesse o canal de vídeos do Grupo Microsom no Youtube: http://www.youtube.com/user/GrupoMicrosom.

Para tornar-se seguidor do SpeechEasy no Twitter, acesse: twitter.com/speecheasybr.

Para mais informações sobre a empresa, visite o site www.microsom.com.br.


PLANIN WorldCom – Assessoria de Imprensa do Grupo Microsom

Angélica Consglio e equipe – Tel. 11. 2138-8900 – www.planin.com

Vanessa Cunha (11. 2138-8906 / 9552-2837)
Aline Veríssimo (11. 2138-8913 / 9552-7693)