Schneider Electric e Grameen Shakti criam a Grameen Schneider Electric, uma empresa social de serviços de energia em Bangladesh

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

 A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, e a Grameen Shakti, empresa social dedicada ao acesso à energia, anunciaram a criação da Grameen Schneider Electric, uma joint venture social. A Grameen Schneider Electric visa proporcionar acesso à energia elétrica e desenvolver serviços relacionados para a população carente de Bangladesh. A assinatura oficial para a criação da empresa ocorreu em 19 de junho de 2012 no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (“Rio +20”).

Como uma empresa social, a Grameen Schneider Electric segue os princípios definidos por Muhammad Yunus, fundador do banco Grameen Bank e prêmio Nobel da Paz em 2006, de não gerar prejuízos nem dividendos para seus acionistas, a fim de adaptar os mecanismos da economia de mercado às pessoas mais pobres e levar soluções sustentáveis para sua situação. Os lucros obtidos com a venda do acesso a soluções de energia serão totalmente reinvestidos no desenvolvimento e na expansão da oferta da Grameen Schneider Electric em todo o país.

“Lançando a Grameen Schneider Electric na Rio+20, a Schneider Electric e a Grameen Shakti combinam suas qualidades para o acesso à energia”, afirmou Jean-Pascal Tricoire, Presidente e CEO da Schneider Electric. “Dessa forma, desenvolvemos soluções sustentáveis para 1,3 bilhão de pessoas que ainda carecem desse direito que é o acesso à energia.”

A Grameen Schneider Electric objetiva, até 2013, equipar aproximadamente 200 mil domicílios com sistemas domésticos de painéis solares, com base nas soluções já implementadas pela Schneider Electric no Senegal, na Nigéria, na Índia e em Madagascar. Posteriormente, a empresa aproveitará as equipes da Schneider Electric e da Grameen Shakti para projetar soluções inovadoras e adaptadas para bombeamento de água ou geração de energia renovável fora da rede.

Essa iniciativa da Schneider Electric e da Grameen Shakti é apoiada pelo Fundo Schneider Electric Energy Access (SEEA), cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras relacionadas ao acesso à energia e impactar positivamente na vida das pessoas na Base da Pirâmide (BdP). O fundo SEEA é financiado pela Schneider Electric e seus funcionários, além de investidores “pessoa jurídica”, entre eles a Caisse des Dépôts et Consignations (CDC) e a PhiTrust Active Investors.