SBN alerta sobre acidentes domésticos que causam neurotrauma

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Quedas entre idosos e crianças são comuns dentro das residências e podem ter graves complicações

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 70% das quedas entre idosos e crianças acontecem dentro de casa e 30% destes acidentes causam a morte de idosos. Os dados são preocupantes, mas algumas mudanças simples nas residências podem prevenir estes imprevistos.

Pequenas modificações na decoração, como na organização dos móveis, já tornam a casa um ambiente mais seguro para se viver. É preciso recalcular a altura dos armários, para que estes estejam na altura do braço, assim como ter um ambiente mais iluminado e afastar os móveis para deixar a passagem entre os cômodos livre. A utilização de escadas e bancos para alcançar prateleiras também não é recomendada.

A atenção deve ser redobrada no banheiro e o uso de barras de proteção é essencial para evitar escorregões e quedas em que pode ocorrer um neurotrauma. Tombos e tropeços em tapetes e móveis baixos também são frequentes, sendo que a melhor opção é retirá-los do caminho.

“Iniciativas simples como a redisposição de móveis podem prevenir acidentes e até salvar vidas. As ocorrências com idosos e crianças é muito comum, por isso merecem uma atenção especial”, explica o Dr. José Marcus Rotta, neurocirurgião e Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

A prevenção é a melhor forma de se reduzir o alto índice de mortalidade e morbidade causadas pelo neurotrauma. Pensando nisso, a SBN mantém o projeto Pense Bem para incentivar a população a pensar sobre suas atitudes antes de executá-las. A associação divulga pesquisas, apresentações de casos e depoimentos de vítimas por meio de propagandas, folhetos e/ou realizando palestras em comunidades para prevenir acidentes, principalmente no cérebro e na medula.