A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), uma das cinco maiores associações do mundo, destaca que o neurotrauma é um grave problema de saúde pública no País, que pode ocorrer em desastres automobilísticos ou em outras situações traumáticas, como quedas, mergulhos imprudentes e violência física. Em períodos festivos, como o Ano Novo, a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito aumenta também pelo consumo abusivo de bebida alcoólica.
Segundo a empresa que administra o Seguro DPVAT, as estatísticas de acidentes no primeiro semestre de 2015 apresentaram aumento de apenas 1% na quantidade de indenizações pagas em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, casos de invalidez permanente subiram 4%. Durante esse período, foram pagas 22.395 indenizações do Seguro DPVAT por morte, 269.410 indenizações por invalidez permanente e 52.620 reembolsos de despesas médicas e hospitalares.
“Os períodos festivos de final de ano são marcados pelo consumo de álcool mais frequente e também pela descontração, fatores que podem gerar consequências negativas e drásticas, como acidentes de trânsito, brincadeiras em volta de piscinas e mergulho em mares ou cachoeiras desconhecendo sua profundidade. É importante que as pessoas pensem em suas atitudes antes de executá-las, pois muitos acidentes causam sequelas irreversíveis”, afirma Dr. Modesto Cerioni, neurocirurgião e presidente da SBN.