SBN alerta população sobre a prática de mergulhos imprudentes durante o verão

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia mantém projeto intensivo de conscientização e prevenção com o objetivo de reduzir casos de traumas e sequelas

 

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) alerta a população sobre acidentes por mergulho durante o verão e no período de férias prolongadas. Segundo o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), esse tipo de incidente é uma das principais causas de lesão medular no Brasil e, durante o verão, o número de acidentes por mergulho em água rasa registra um aumento considerável, passando de quarta para a segunda causa desse tipo de lesão.

Nesta estação do ano, a procura por lazer em lugares como piscinas, lagos, cachoeiras, represas e mares é muito mais constante. No entanto, as pessoas devem ser mais cuidadosas em regiões desconhecidas, já que superfícies rasas, pedras, bancos de areia e incompatibilidade de altura com a profundidade do local podem resultar em graves consequências. “Um mergulho imprudente pode provocar traumas irreversíveis no crânio ou na medula espinhal, por isso, é muito importante que a população seja alertada constantemente sobre esse tipo de ocorrência”, afirma o Presidente da SBN, Dr. Modesto Cerioni.

Diante desse cenário, a SBN atua fortemente no combate à incidência de acidentes por mergulho por meio da informação como uma de suas estratégias de conscientização. Há 20 anos, a organização mantém o Projeto Pense Bem, que incentiva e acredita na prevenção como a principal forma de reduzir o alto índice de acidentes neste período do ano.

O programa tem como objetivo estimular a população a pensar em suas atitudes antes de executá-las, evitando incidentes que envolvam, principalmente, traumas no cérebro e na medula. Além disso, o Pense Bem engloba apresentações de pesquisas e palestras e distribuição de folhetos com exemplos de casos e depoimentos de vítimas.

Confira algumas dicas de prevenção oferecidas pela Sociedade:

  1. Nunca mergulhe em águas desconhecidas, turvas ou rasas;
  2. Informe-se sobre a profundidade do local antes de mergulhar;
  3. Procure por placas de aviso e recomendações sobre a profundidade do local;
  4. Não entre em águas com pouca iluminação, pois isso dificulta a noção de profundidade;
  5. Antes de mergulhar em locais desconhecidos, conheça-o caminhando;
  6. Não participe ou permita brincadeiras durante o nado ou mergulho;
  7. Nunca mergulhe após o consumo de bebida alcoólica.