A Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do País, teve sua nota elevada de ‘brBBB+’ para ‘brA’, na classificação do rating na Escala Nacional Brasil, atribuído pela Standard & Poor´s Rating Services. A classificação também inclui o rating de crédito corporativo da incorporadora.A elevação na nota reflete o fortalecimento das métricas operacionais e de crédito da Rossi e a capacidade da empresa de sustentar uma liquidez adequada para o setor.
A estratégia de diversificação geográfica, os modelos de parcerias com outras companhias do mercado em diversos Estados do País e o aperfeiçoamento dos métodos construtivos resultaram em uma melhora no desempenho operacional da Rossi e na rentabilidade crescente. A margem EBTIDA, por exemplo, aumentou de 20,8%, em 2010, para 21,3%, no primeiro trimestre de 2011. “O desafio é preservá-la em torno de 22%, considerando uma maior escala de operações e um mercado competitivo”, explica o CFO e diretor de RI da incorporadora, Cássio Audi.
O rating também incorpora o sólido desempenho tanto nas obras próprias como de terceiros, que sustentará o crescimento de seus negócios, e a expectativa de que sua forte liquidez continue saudável, apoiada por uma reserva de caixa de R$ 802 milhões.
“Nosso longo histórico de operações no segmento de baixa renda e o diversificado estoque de terrenos pelo Brasil têm sido fundamentais para apoiar o crescimento de nossas operações e continuar, de forma sólida, nossos planos de expansão pelo País todo”, afirma Audi.
A estratégia de gerenciamento de liquidez permitirá que a empresa mantenha a reserva de caixa estável e administre os lançamentos de projetos, possibilitando uma melhora em suas métricas de crédito e o fortalecimento de seu fluxo de caixa operacional.
A Standard & Poor´s Rating Services é uma agência internacional, reconhecida por atribuir classificações para instituições financeiras, empresas e operações estruturadas, para facilitar a tomada de decisões de investimento com base em inteligência de mercado, na forma de ratings de crédito, índices, pesquisas de investimento e avaliações e soluções de riscos.