Empresa discute os impactos da pandemia de Covid-19 ao mercado varejista e a importância da tecnologia para a retomada dos negócios
Mais do que nunca, o varejo agora precisa ser digital. Essa é a grande mensagem da Qintess, uma das principais fornecedoras de soluções de tecnologia do Brasil, que defende a importância da Transformação Digital para o incremento dos negócios de marcas e lojistas de todo o Brasil.
“A pandemia de Covid-19 colocou em xeque toda a rotina tradicional do mercado varejista, exigindo que grandes operações tivessem de acelerar suas jornadas de digitalização do dia para a noite”, afirma Fernando Artea, Diretor Executivo da Qintess.
Para antecipar tendências desse setor, a Qintess está promovendo um novo projeto para incentivar a troca de experiências e o uso de tecnologias que modernizem a estrutura e o modelo de relacionamento das companhias varejistas com clientes finais. “A pandemia do Covid-19 acelerou a jornada de digitalização dos negócios e as marcas que mais rapidamente aderirem ao modelo digital estarão seguramente mais preparadas para obterem sucesso em suas operações”, diz Artea, destacando que o tema acaba de ser debatido no primeiro Webinar sobre a Transformação Digital e Inovação no Varejo. Empresas líderes, como C&A, GPA e Natura&CO estão apoiando a iniciativa em prol do desenvolvimento do setor varejista.
Entre os executivos que participaram da ação está Fernando Guglielmetti, Head de E-Commerce, Marketplace, Omnichannel e Digital da C&A, que destaca a transformação da experiência dos clientes e a mudança na organização dos negócios como algumas das principais áreas afetadas pela crise. “Parte do impacto gerado pelo fechamento das lojas foi revertido em uma nova experiência, com o avanço de novos canais”, diz, ressaltando a velocidade desse movimento. “A pandemia acelerou a transformação digital. Podemos dizer que avançamos dois anos em apenas alguns meses”.
É nesse cenário que a área de TI pode ser utilizada como um elemento de impulso para garantir máxima performance das operações – mesmo diante de imprevistos como a pandemia. “As inovações que estamos vendo agora, na verdade, já estavam no mercado, mas de uma forma muito mais lenta e cuidadosa. O que aconteceu, porém, é que na hora da necessidade, muitas companhias aceleraram suas jornadas de digitalização, antecipando movimentos que, talvez, só veríamos daqui alguns anos”, observa Artea, ressaltando a transformação vista no mercado desde o início da pandemia.
O executivo reitera, também, a importância da adoção de uma cultura de inovação dentro das companhias. “A transformação digital deve ser vista como uma questão contínua, e é aí que o suporte de parceiros e especialistas pode ajudar a acelerar as inovações. É preciso reinventar os negócios de maneira extremamente ágil e, ainda, oferecer uma experiência completa aos clientes, antecipando as tendências. O melhor jeito de inovar é tornar esse processo mais dinâmico e orientado ao dia a dia dos negócios”, acrescenta Artea.
É esse o exemplo trazido por Jorge Proença, Head de TI Digital e Inovação do GPA, controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar e pioneiro no e-commerce alimentar brasileiro. “O trabalho que fizemos antes, sem saber da pandemia, ajudou muito na tomada de decisão. Nosso board deu muita autonomia e liberdade para podermos entregar uma estrutura segura nas lojas e escalar no e-commerce”, avalia.
A gravação completa do webinar Transformação Digital e Inovação no Varejo, primeiro evento da Qintess sobre os rumos do segmento varejista nos novos tempos, pode ser acessada no link https://br.qintess.com/webinarvarejocompleto Para mais informações e inscrições dos próximos eventos, acompanhe os perfis da Qintess nas redes sociais ou no site www.qintess.com.br.