Projeto Ação Social Pela Música participa do Bairro Chic Fórum

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Projeto patrocinado pelo Instituto Embratel Claro levará violoncelistas para tocar no Theatro NET Rio

 

O projeto Ação Social Pela Música, patrocinado pelo Instituto Embratel Claro, terá participação especial no Bairro Chic Fórum, evento que irá debater a inovação para moradia e desenvolvimento comunitário sustentável no Rio de Janeiro. Crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda, que participam do projeto Ação Social Pela Música e são violoncelistas, farão apresentação de música clássica no Theatro NET Rio, no dia 04 de junho.

“Estamos muito felizes com essa oportunidade. Para o Instituto Embratel Claro, esse projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento social não só permitindo o acesso à tecnologia, mas também oferecendo os aportes necessários para uma educação incluída de conhecimentos e habilidades, que podem despertar no indivíduo um potencial transformador”, diz Oscar Petersen, Vice-Presidente do Instituto Embratel Claro, destacando que o Instituto se destaca por desenvolver ações nas áreas de Educação, Cidadania e Cultura.

O projeto Ação Social Pela Música viabiliza programas de prática musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda, seguindo o modelo de ação social já existente em diversos países da América Latina.

Por meio da criação de núcleos comunitários que estão sendo criados na cidade do Rio de Janeiro, 800 crianças e adolescentes das comunidades Dona Marta, Babilônia, Pavão-Pavãozinho, Chapéu Mangueira, Complexo do Alemão e Complexo da Penha desenvolvem atividades musicais de diferentes tipos como aula de teoria e prática musical, aprendizado de instrumentos orquestrais, coral, luthieria (reparo, manutenção e construção de instrumentos) e conhecimentos gerais. Além disso, frequentam ensaios e concertos das orquestras sinfônicas do Rio de Janeiro. Os participantes também recebem atendimento psicológico e social, atendimento às famílias, alimentação e cesta básica.

 

Sobre o Instituto Embratel Claro

O Instituto Embratel Claro, mantido pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), Embratel Participações (Embrapar) e a Claro S.A, tem como missão aliar as tecnologias da informação e da comunicação à educação e ao desenvolvimento social. A organização é resultado da união realizada em setembro de 2013 entre o Instituto Embratel (criado em abril de 2001) e o Instituto Claro (aberto em junho de 2008). Alinhado à premissa do Grupo América Móvil em ser uma organização que impacte positiva e permanentemente as comunidades que atende e das quais faz parte, o Instituto Embratel Claro atua em atividades que favorecem o desenvolvimento social, cultural e educacional. Além disso, apoia o desenvolvimento integral das comunidades, estabelece parcerias com institutos e fundações que se dedicam ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras e proporciona acesso à internet a cada vez mais pessoas.

O Instituto Embratel Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. Também é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Para mais informações, acesse: http://www.institutoembratel.org.br/.

 

PLANIN – Assessoria de Comunicação e de Imprensa

Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900 – www.planin.com

Contatos: Carolina Hilal e Marcela Meira – Email: [email protected]

Tels. (21) 2121-6336, (11) 2138-8921 e (11) 99545-3946