Programa do Colégio Visconde de Porto Seguro fomenta a criação de bibliotecas pessoais na casa de 10 mil alunos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Entre os estudantes, estão inclusos 1,7 mil alunos da Escola da Comunidade da Vila Andrade e de Paraisópolis

Com o objetivo de promover a leitura e a formação de um acervo de obras essenciais, o Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, lança o Programa Biblioteca Pessoal. O programa será realizado na casa de cada um dos 10 mil alunos do Porto Seguro. Entre eles estão 1,7 mil alunos da Escola da Comunidade da Vila Andrade e de Paraisópolis, que ao longo da sua vida escolar receberão os livros gratuitamente.
Essencialmente, a proposta visa a trabalhar uma lista de livros em cada série, do Portinho ao Ensino Médio, vislumbrando a formação de um currículo básico de leitura, de modo que nenhum aluno saia do Colégio sem passar por determinados autores clássicos e por obras que, por sua temática, fazem-se “obrigatórias” para certa idade.
A meta é fazer com que os alunos leiam dez livros por ano a partir da orientação escolar – hoje, apenas 44% da população brasileira tem hábito de ler e, nesse grupo, a média é de dois livros lidos até o final por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2012.
“Esse é um programa maravilhoso no qual escola e família, juntas, constituirão um rico acervo cultural para as crianças e jovens desde os livros-brinquedos até os grandes clássicos da literatura universal”, diz a diretora pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, Silmara Casadei.
Com isso, um aluno que inicia no Infantil 1 e forma-se na 3ª série do Ensino Médio terá lido em média 160 livros. Assim, terá ampliado seu repertório cultural e vocabulário porque aprendeu a ler, compreender, interpretar e relacionar informações, com fluência verbal e escrita nos quatro idiomas ministrados na escola.