Entre os estudantes, estão inclusos 1,7 mil alunos da Escola da Comunidade da Vila Andrade e de Paraisópolis
Com o objetivo de promover a leitura e a formação de um acervo de obras essenciais, o Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, lança o Programa Biblioteca Pessoal. O programa será realizado na casa de cada um dos 10 mil alunos do Porto Seguro. Entre eles estão 1,7 mil alunos da Escola da Comunidade da Vila Andrade e de Paraisópolis, que ao longo da sua vida escolar receberão os livros gratuitamente.
Essencialmente, a proposta visa a trabalhar uma lista de livros em cada série, do Portinho ao Ensino Médio, vislumbrando a formação de um currículo básico de leitura, de modo que nenhum aluno saia do Colégio sem passar por determinados autores clássicos e por obras que, por sua temática, fazem-se “obrigatórias” para certa idade.
A meta é fazer com que os alunos leiam dez livros por ano a partir da orientação escolar – hoje, apenas 44% da população brasileira tem hábito de ler e, nesse grupo, a média é de dois livros lidos até o final por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2012.
“Esse é um programa maravilhoso no qual escola e família, juntas, constituirão um rico acervo cultural para as crianças e jovens desde os livros-brinquedos até os grandes clássicos da literatura universal”, diz a diretora pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, Silmara Casadei.
Com isso, um aluno que inicia no Infantil 1 e forma-se na 3ª série do Ensino Médio terá lido em média 160 livros. Assim, terá ampliado seu repertório cultural e vocabulário porque aprendeu a ler, compreender, interpretar e relacionar informações, com fluência verbal e escrita nos quatro idiomas ministrados na escola.