Praça e Naves do Conhecimento conquistam prêmio internacional

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Projeto da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Embratel é contemplado na categoria “Participação Cidadã”

 

O Instituto Embratel comemora o reconhecimento do projeto Praça e Naves do Conhecimento, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, que receberá o prêmio Ahciet, na categoria “Participação Cidadã”, concedido pela Associação Hispanoamericana de Centros de Investigação e Empresas de Telecomunicação. O órgão reconhece experiências concretas de cidades digitais e a cerimônia acontecerá durante o XIV Encontro Iberoamericano de Cidades Digitais, entre os dias 25 e 26 de setembro, em Quito, no Equador.

“Esse projeto tem formado cidadãos capazes de conviver e de dialogar com um mundo digital, valorizando a memória cultural e ambiental e a identidade local. As Praças e Naves do Conhecimento permitem o acesso da população aos recursos tecnológicos de última geração”, afirma Oscar Petersen, Presidente do Instituto Embratel, destacando que o Instituto Embratel existe há 12 anos e desenvolve ações nas áreas de Educação, Cidadania e Cultura.

O projeto Praça e Naves do Conhecimento oferece aos moradores de comunidades da periferia do Rio de Janeiro capacitação na área de TI, informação, entretenimento – incluindo o cinema digital – e o acesso aos mais diversos conteúdos por meio da conexão de 34MB de Internet Dedicada disponibilizada pelo Instituto Embratel.

O balanço positivo do 1º ano da ação (período analisado de junho 2012 a maio 2013) aponta resultados significantes em relação ao comportamento dos moradores e a integração com o projeto, como uma taxa de retorno de 83% à praça e às naves, grau de satisfação apontado em 98% e mais de 4 mil formados nos cursos oferecidos.

“Ficamos muito satisfeitos com os dados apontados pelo balanço. Mostra que estamos no caminho certo, oferecendo tecnologia ideal para que a Secretaria de Ciência e Tecnologia possa garantir o melhor conteúdo educacional à população do Rio de Janeiro”, diz Oscar Petersen.

 

Balanço do Projeto – Período junho/2012 a maio/2013

  • Total de visitas: 584.748
  • Percentual de retorno às Praças e Naves em um prazo de 30 dias: 83,72%
  • Média de acessos diários aos computadores das Praças e Naves do Conhecimento: 1.238
  • Grau de satisfação com os equipamentos das Praças e Naves do Conhecimento: 98,95%
  • Grau de satisfação com o atendimento nas Praças e Naves do Conhecimento: 98,95%
  • Grau de satisfação com o espaço das Praças e Naves do Conhecimento: 98,63%
  • Número total de formados: 4.606
  • Média mensal de atividades de formação: 54
  • Grau de satisfação com os cursos oferecidos: 89,96%
  • Percentual de assiduidade dos alunos nos cursos: 75,39
  • Média de expectadores nas sessões de cinema: 82
  • Média de inserção de conteúdos da comunidade – produtos de mídias por mês: 214
    •  

      Sobre o Instituto Embratel

      Criado em 20 de abril de 2001, o Instituto Embratel, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, tem como sócios fundadores a Empresa Brasileira de Telecomunicações – Embratel e a Embratel Participações – Embrapar, e se constitui como uma organização de fins não econômicos, com ação em todo o território nacional e, eventualmente, no exterior.

      Em março de 2003, o Instituto Embratel foi qualificado pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, na forma da Lei 9.790/99. A qualificação como OSCIP acolhe e reconhece legalmente as organizações da sociedade civil, cuja atuação se dá no espaço público não estatal.

      Ao longo de 12 anos de atuação, as ações do Instituto Embratel confirmam a solidez da Responsabilidade Social da Embratel em âmbito nacional e o compromisso com o desenvolvimento social, sustentável e a democratização ao acesso da informação e do conhecimento.

      Ampliando este sentido, em dezembro de 2012, o Instituto Embratel recebeu um importante reconhecimento. O departamento de Informação Pública das Nações Unidas – DPI/ONU conferiu o Status Associativo ao Instituto Embratel, listando-o como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

       

      PLANIN – Assessoria de Comunicação e de Imprensa – Embratel

      Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900 – www.planin.com

      Contatos: Carolina Hilal, Marcela Meira e Tatiane Beralde

      Tels. (21) 2121-6336, (11) 2138-8921 e (11) 99545-3946

      Email: [email protected]