Plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes permite que PSA Peugeot Citroën fortaleça sua estratégia de “Defeito Zero”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A divisão Body-in-White deverá aumentar eficiência com aplicações DELMIA

A Dassault Systèmes (Euronext Paris: #13065, DSY.PA), empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial de software design 3D, Mock Up Digital 3D e soluções Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que a PSA Peugeot Citroën intensificou significativamente o uso de suas aplicações de manufatura digital DELMIA para ajudar a simplificar o processo de inovação de sua divisão Body-in-White. Com essa expansão, que viabiliza a continuidade digital ponto a ponto entre engenharia e manufatura, a PSA Peugeot Citroën poderá resolver, eficientemente, o planejamento de robótica ‘right-first-time’ (correto desde a primeira vez).

Ativada pela plataforma 3DEXPERIENCE, a implementação da PSA Peugeot Citroën tem suporte para simulação de robótica avançada, incluindo estudos e programas de viabilidade e acessibilidade. Esse suporte nos primeiros estágios do layout de produção complementa a simulação da montagem final, da pintura, do sistema de transmissão e da soldagem.

Para aumentar significativamente a fabricação de peças dos veículos, incluindo aberturas, painéis, estruturas e under body, a PSA Peugeot Citroën queria fortalecer a integração produto-processo para que as equipes pudessem detectar e corrigir possíveis problemas de manufatura nos primeiros estágios do ciclo de desenvolvimento. As aplicações de simulação DELMIA Robotics estão fazendo a ligação entre o layout dos robôs e sua operação na produção, simplificando dramaticamente a alocação de espaço, que ajuda a evitar erros em potencial e colisões que poderiam levar ao desperdício de materiais e a refazer a produção. Ao integrar a simulação robótica com a plataforma 3DEXPERIENCE, a PSA Peugeot Citroën vai aumentar a flexibilidade de sua planta e fortalecer sua estratégia de modularização ao reforçar a padronização e a reutilização da linha de montagem do programa de um automóvel.

“Decidimos ampliar nosso uso do portfólio da Dassault Systèmes para nossa divisão Body-in-White para criar uma continuidade digital perfeita entre a engenharia e a manufatura, que acreditamos ser um fator chave para reforçar a agilidade geral de nossos negócios”, diz Sébastien Gagnepain, Coordenador de Processos e Fábrica Digital da PSA Peugeot Citroën. “Ao utilizarmos a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes em robótica, podemos reduzir o tempo do ciclo e da resolução de problemas ao integrarmos os primeiros estágios do desenvolvimento. Estamos prevendo ganhos significativos de produtividade no projeto de usinagem, cálculo do tempo de análise e programação off-line”.

“Estamos satisfeitos por contribuir para o sucesso da PSA Peugeot Citroën na integração de seus processos de inovação com a plataforma 3DEXPERIENCE”, afirma Olivier Sappin, Vice-Presidente de Transportation & Mobility Industry da Dassault Systèmes. “Ativar as sinergias entre engenharia e manufatura em uma plataforma única, aberta e escalável é um fator chave para reforçar os enfoques de carros perfeitos, com ‘Defeito Zero’,dominando as atuais complexidades que temos com a inovação de veículos. Ao alavancar nossa plataforma de Business Experience, os parceiros OEMs não têm limites para integrar todo o ecossistema de inovação para realizar ganhos de produtividade e criar experiências de mobilidade para as demandas atuais e futuras dos clientes no mundo inteiro”.

Sobre a Dassault Systèmes

A Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, proporciona aos negócios e às pessoas universos virtuais para imaginarem inovações sustentáveis. Suas soluções líderes globais transformam a maneira com que os produtos são desenhados, produzidos e suportados. A colaboração em soluções da Dassault Systèmes promove as inovações sociais, expandindo as possibilidades para que o mundo virtual melhore o mundo real. A empresa agrega valor a mais de 190.000 clientes de todos os tamanhos e indústrias, em mais de 140 países. Para mais informações visite: www.3ds.com/pt-br.

CATIA, SOLIDWORKS, ENOVIA, DELMIA, SIMULIA, GEOVIA, EXALEAD, 3D VIA, 3DSWYM, BIOVIA, NETVIBES são marcas registradas da Dassault Systèmes ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos ou em outros países.