Parque das Neblinas será campo de estudo sobre o impacto da natureza em nosso bem-estar

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A pesquisa será aplicada em diversas Unidades de Conservação com o objetivo de compreender os efeitos do contato com ambientes naturais

O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, será um dos campos da pesquisa “Um Tempo com e-Natureza”, que irá analisar como o contato com a natureza pode gerar benefícios para a saúde, bem-estar e qualidade de vida. O estudo é desenvolvido pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) com apoio da Fundação Grupo Boticário, e foi um dos vencedores do concurso “Teia de Soluções”, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em 2020.
Os pesquisadores estarão no Parque nos dias 5, 6, 19 e 20 de novembro, e pessoas acima de 18 anos poderão participar do estudo. Para isso, os participantes irão realizar atividades na reserva e, posteriormente, deverão responder a questionários.
“Este é um estudo pioneiro no país e abre possibilidades de muitas pesquisas, tendo em vista que temos uma biodiversidade incrível e muitos biomas. Precisamos conhecer melhor como a relação ser humano-natureza pode promover o bem-estar humano e a conservação”, afirma Lis Leão, pesquisadora do Einstein e coordenadora do projeto.
Para participar, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Sobre o Instituto Ecofuturo

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.