Para fortalecer sua marca, tenha um propósito consistente

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A pandemia moveu estruturas sociais e econômicas e acabou por alterar completamente a dinâmica do mercado obrigando as marcas a modificar estratégias e reforçar propósitos. Isso porque o consumidor, que já vinha em um movimento de exigir responsabilidade social e boa reputação de marcas e empresas, passou a ser ainda mais cuidadoso no momento de avaliar e escolher produtos e serviços. Marcas que não apresentaram preocupação com o bem-estar social e desrespeitaram normas sanitárias impostas contra a Covid-19 perderam terreno.

Por outro lado, aquelas que fizeram ações e promoveram o cuidado com a saúde de todos – público interno e externo – nesse período, ganharam importantes pontos na simpatia do público. Não foram casos isolados. Muitas marcas fizeram comunicações de conscientização, doaram máscaras, álcool em gel, cestas básicas para famílias em dificuldades e até respiradores para hospitais. A cada ação, muitos likes e corações nas redes sociais, muitos retweets e compartilhamentos de apoio às campanhas. E, certamente, muitos resultados de negócios foram e serão colhidos.

O coronavírus ofereceu – e segue oferecendo – uma grande oportunidade para que companhias mostrem valor, construam e reforcem sua reputação. Sempre e quando o cuidado com o bem-estar social fizer parte do seu propósito. Sim, porque se não há verdade na ação, melhor não agir. Não há nada pior do que soar falso para as pessoas, principalmente o público atento como o que temos hoje.

E essa é uma importante lição: ter propósito genuíno, ser verdadeiro e, principalmente, agir de acordo com isso é fundamental. Um passo em falso pode destruir a imagem de uma marca.

Como diz Jeff Bezos, “sua marca é o que outras pessoas falam sobre você quando você não está na sala.” Seja leal ao seu propósito e falarão sobre sua verdade, seu valor. Seja falso no seu discurso e falarão sobre sua mentira.

Para apoiar sua companhia no desafio de construir e manter seu propósito e sua reputação, destacamos 4 passos fundamentais:

  • Descubra o propósito de sua marca – Quais os valores que sua marca defende? Quais as causas que ela apoia?
  • Conheça o perfil do seu público-alvo – Quem é o seu consumidor? Por que ele consome seus produtos? No que ele acredita? O que ele defende?
  • Deixe claro os benefícios de seus produtos e serviços e a ligação deles com seus valores – Uma marca deve ter clareza sobre como suas ofertas e posicionamentos impactam seus valores. E é fundamental comunicar isso por todos os meios possíveis: identidade de marca storytelling, tom de voz, identidade visual, produção, matérias-primas, embalagens… Os detalhes contam.
  • Faça ações que corroborem com esse propósito – Como dito acima, além das ações do dia a dia e de construção de marca e reputação, aproveite oportunidades de se posicionar de acordo com os valores que sua marca prega.

E se precisar de ajuda nessa jornada, conte com os especialistas da Planin Comunicação.

Foto: Olya Kobruseva para o Pexels