Pacto lança programa de mentoria e aceleração de carreiras de mulheres negras

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Parceria entre Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial e B3 oferece formação de liderança para 30 candidatas que buscam se desenvolver em gestão de pessoas e gestão de negócios e estejam comprometidas com a equidade racial

Seguindo sua estratégia para 2023, de angariar e incentivar o investimento social privado (ISP) no Brasil, a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, em parceria com a B3, a bolsa do Brasil, lança o Pacto Transforma, programa de mentoria e aceleração de carreiras de mulheres negras. O objetivo da iniciativa é formar lideranças negras que atuam no mercado corporativo, que possam conhecer mais sobre suas próprias habilidades profissionais, aprender a desenvolver um plano de carreira, trocar conhecimentos, fazer networking e a ampliar o acesso das participantes em posições de liderança. É destinada a profissionais negras que já estão no nível de primeira liderança, para que sejam formadas como executivas. O lançamento oficial da mentoria acontece no 2º Fórum Pacto das Pretas, no dia 25/07, no Teatro SESI, em São Paulo.

O Pacto Transforma vai atender 30 mulheres negras de todo o Brasil. As inscrições serão feitas por meio de edital de seleção, que estará disponível no site do Pacto, a partir do dia 01/08 e tem prazo de 30 dias para a realização do cadastro. Ser graduada em áreas gestão, negócios e correlatas, estar em um pré-estágio de liderança ou liderança recente (analista sênior, especialistas e coordenadoras), estar em busca de desenvolvimento em gestão de pessoas, gestão de negócios e estar atuando no mercado corporativo, são alguns dos pré-requisitos para quem tem interesse em participar do programa.

“Existe um gap muito grande no que diz respeito a formação, as oportunidades de crescimento, as experiências e a realização profissional das mulheres negras. Atualmente, apenas 0,4% delas ocupam cargos de liderança, de acordo com a pesquisa “A mulher negra no mercado de trabalho brasileiro, realizada com base no Índice ESG de Equidade Racial (IEER). Também foram observadas as taxas de participação e empregabilidade da mulher negra no mercado de trabalho formal e informal. Foi constatado que mulheres negras possuem a menor taxa de participação no mercado de trabalho. Existe uma diferença negativa no posicionamento da mulher negra no mercado de trabalho brasileiro, tanto em termos de alocação, quanto em termos salariais. E foi para auxiliar na mudança desse cenário que nos unimos à B3 na criação do Programa Pacto Transforma, mentoria robusta que inclui desde cursos da área de finanças até idiomas, assim como vivências práticas com executivos do mercado”, explica Gilberto Costa, diretor executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial.

As mentorias serão ministradas por executivas que têm participação ativa e dez anos ou mais de experiência no mercado corporativo. Desejamos inserir pessoas que já fizeram cursos de conselheiros(as) e/ou atuam em conselhos, oriundas da Associação Pacto, da B3 e demais empresas patrocinadoras do programa.

“A B3, sendo a bolsa de valores do Brasil, tem um duplo papel na promoção da diversidade e da agenda ESG: adotar as melhores práticas internamente e atuar como indutores de mercado. Nos últimos anos, temos investido em iniciativas relevantes que ajudam na evolução e aumento de representatividade nessas duas frentes. Há exatamente um ano, por exemplo, adotamos o recorte racial para acelerar a carreira de funcionárias negras da B3, no nosso programa de mentoria para mulheres na liderança. A parceria na criação do Pacto Transforma reafirma os nossos compromissos, com foco na evolução do mercado como um todo”, diz Manuela Alves, superintendente de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Diversidade da B3.

Pilares do programa
O programa prevê encontros presenciais com todo o grupo, para o desenvolvimento das competências e conhecimento técnico, além de visitas monitoradas nas empresas. As mentoradas sairão de suas bases e irão a encontros de formação presenciais, em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Também serão realizados encontros virtuais. Inclui mentoria individual, momento de trabalhar o plano de carreira da mentorada com o suporte e know how de pessoas executivas com décadas de experiências profissionais nas principais instituições corporativas. Além disso as mentoradas terão a oportunidade de aprimorar e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais com aulas presenciais com experts e formação de lideranças, contando, ainda, com o módulo de formação socioemocional e de liderança de impacto em plataforma educacional. O programa também inclui aulas de inglês com parceiro do Pacto, visita guiada em Salvador, BH e São Paulo e workshop cultural e vivências técnicas, além da formatura para celebrar o encerramento do ciclo.

“Com o lançamento do programa de mentoria, nosso objetivo é impulsionar executivas negras para que prosperem em suas carreiras, conquistem maior autoestima e autoconfiança, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, criem conexões relevantes e tornem-se replicadoras do conhecimento/ativadoras de novas participantes e sejam Alumins da Associação”, afirma Costa.

As mentorias ocorrem entre outubro de 2023 e agosto de 2024. O curso tem duração de 11 meses/368 horas. A bolsa é 100% gratuita. O programa de mentoria e aceleração de carreiras de mulheres negras é uma realização da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial e da B3. Tem o patrocínio de empresas como Lenovo, ADP Brasil e a Fundação Dom Cabral como parceiro educacional.

Para mais informações, acesse o site: http://pactopelaequidaderacial.org.br/pactodaspretas.html

Serviço:
Lançamento do Programa Pacto Transforma
Data: 25/07
Horário: 9h às 17h20
Local: Teatro SESI – em São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 1313 – Jardins, São Paulo – SP, 01310-100

Sobre a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial  
A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma que as empresas, investidores institucionais e a sociedade civil podem contribuir para equacionar o problema da equidade racial no Brasil, daqui para frente. É a junção de empresas, movimentos sociais e representantes da sociedade civil, no esforço coletivo para reduzir as desigualdades sociais e raciais no Brasil, por meio do protocolo ESG.  

A proposta do Pacto é implementar um protocolo ESG racial para o Brasil e promover sua adoção por empresas e investidores institucionais, contemplando ações que estimulem uma maior equidade racial. Também objetiva incentivar e fortalecer a adoção de ações afirmativas, a melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais negros. 

Para viabilizar essas ações, o projeto se utiliza de dados quantitativos, como, por exemplo, o número de profissionais negros existentes nas empresas, e em que posições eles atuam. E para obter números precisos, que realmente condizem com a realidade, o Pacto criou o Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede o desequilíbrio racial dentro das companhias, utilizando reconhecidas instituições, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e a como fonte de informação. 

Renomados economistas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da Universidade de São Paulo (USP) e do Banco Mundial criaram um algoritmo capaz de mensurar o desequilíbrio racial das organizações, considerando os salários médios das ocupações e a distribuição racial na região – seja por cidade e/ou estado em que a empresa opera. 

As companhias que aderem ao Pacto têm acesso a metodologia de medição e recebem o selo oficial do projeto. Ou seja, são reconhecidas como organizações comprometidas com a equidade racial. Além disso, trabalham com diretrizes, orientações e acompanhamento propostos pelo projeto, gerando uma pontuação para cada iniciativa, investimentos em equidade racial e ainda tem a possibilidade de elevar a sua pontuação no IEER, que serve como medidor para as organizações. 

Planin – Assessoria de Imprensa e de Comunicação do Pacto 
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes, Ana Marta Gonçalves e equipe – www.planin.com 
Contatos: (11) 2138-8940 – E-mail: [email protected]; [email protected]

Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade. B3. Com o mercado, para o futuro.

ASSESSORIA DE IMPRENSA B3
[email protected]