Pacto é presença confirmada na 2ª Convenção Programa de Redes Municipais de Educação

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Evento acontece amanhã, 11 de agosto, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, e visa definir os objetivos operacionais do programa Parceiros da Educação

Seguindo sua estratégia de promover o letramento racial e lutar contra o racismo, a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, participa da 2ª Convenção Programa de Redes Municipais de Educação. O evento será realizado amanhã (11), na Universidade São Judas Tadeu, no bairro da Moóca, em São Paulo. Tem como principal enfoque a definição dos objetivos operacionais do programa da Associação Parceiros da Educação, assim como a elaboração do plano de ação destinado às Redes Municipais de Educação.

Desde sua implementação, o programa tem adotado diversas medidas, tais como a capacitação de professores e da equipe administrativa, distribuição de recursos didáticos e aplicação de avaliações mensais aos alunos da rede, com o propósito de prepará-los para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“Na 2ª Convenção Programa de Redes Municipais de Educação | Zênite do Amanhã da Parceiros da educação, serão estabelecidos os objetivos e metas operacionais que viabilizaram com maior assertividade os objetivos estratégicos, iniciando a construção do plano de ação das redes municipais de ensino. E discutir diversidade e inclusão, também é uma necessidade. Por isso, estaremos lá falando um pouco sobre educação antirracista e como as empresas podem se engajar nesta causa. Um passo determinante para as redes municipais parceiras e para o programa”, afirma Guibson Trindade Torres, Gerente Executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, que irá contribuir com a discussão sobre diversidade e equidade racial nas escolas, pela ótica da educação antirracista.

Sob o direcionamento dos quatro objetivos estratégicos do programa, cada rede construiu os comitês executivos com os prefeitos e os secretários de educação, para definir as metas estratégicas de cada um dos objetivos e a criação do grupo intersetorial, visando o alinhamento envolvimento desses órgãos na assistência à Educação Municipal.

Sobre a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial 
A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma que as empresas, investidores institucionais e a sociedade civil podem contribuir para equacionar o problema da equidade racial no Brasil, daqui para frente. É a junção de empresas, movimentos sociais e representantes da sociedade civil, no esforço coletivo para reduzir as desigualdades sociais e raciais no Brasil, por meio do protocolo ESG.  

A proposta do Pacto é implementar um protocolo ESG racial para o Brasil e promover sua adoção por empresas e investidores institucionais, contemplando ações que estimulem uma maior equidade racial. Também objetiva incentivar e fortalecer a adoção de ações afirmativas, a melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais negros. 

Para viabilizar essas ações, o projeto se utiliza de dados quantitativos, como, por exemplo, o número de profissionais negros existentes nas empresas, e em que posições eles atuam. E para obter números precisos, que realmente condizem com a realidade, o Pacto criou o Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede o desequilíbrio racial dentro das companhias, utilizando reconhecidas instituições, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e a como fonte de informação. 

Renomados economistas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da Universidade de São Paulo (USP) e do Banco Mundial criaram um algoritmo capaz de mensurar o desequilíbrio racial das organizações, considerando os salários médios das ocupações e a distribuição racial na região – seja por cidade e/ou estado em que a empresa opera. 

As companhias que aderem ao Pacto têm acesso a metodologia de medição e recebem o selo oficial do projeto. Ou seja, são reconhecidas como organizações comprometidas com a equidade racial. Além disso, trabalham com diretrizes, orientações e acompanhamento propostos pelo projeto, gerando uma pontuação para cada iniciativa, investimentos em equidade racial e ainda tem a possibilidade de elevar a sua pontuação no IEER, que serve como medidor para as organizações. 

Planin – Assessoria de Imprensa e de Comunicação do Pacto 
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes, Ana Marta Gonçalves e equipe – www.planin.com 
Contatos: (11) 2138-8940 – E-mail: [email protected]; [email protected]