Evento acontece amanhã, 11 de agosto, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, e visa definir os objetivos operacionais do programa Parceiros da Educação
Seguindo sua estratégia de promover o letramento racial e lutar contra o racismo, a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, participa da 2ª Convenção Programa de Redes Municipais de Educação. O evento será realizado amanhã (11), na Universidade São Judas Tadeu, no bairro da Moóca, em São Paulo. Tem como principal enfoque a definição dos objetivos operacionais do programa da Associação Parceiros da Educação, assim como a elaboração do plano de ação destinado às Redes Municipais de Educação.
Desde sua implementação, o programa tem adotado diversas medidas, tais como a capacitação de professores e da equipe administrativa, distribuição de recursos didáticos e aplicação de avaliações mensais aos alunos da rede, com o propósito de prepará-los para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“Na 2ª Convenção Programa de Redes Municipais de Educação | Zênite do Amanhã da Parceiros da educação, serão estabelecidos os objetivos e metas operacionais que viabilizaram com maior assertividade os objetivos estratégicos, iniciando a construção do plano de ação das redes municipais de ensino. E discutir diversidade e inclusão, também é uma necessidade. Por isso, estaremos lá falando um pouco sobre educação antirracista e como as empresas podem se engajar nesta causa. Um passo determinante para as redes municipais parceiras e para o programa”, afirma Guibson Trindade Torres, Gerente Executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, que irá contribuir com a discussão sobre diversidade e equidade racial nas escolas, pela ótica da educação antirracista.
Sob o direcionamento dos quatro objetivos estratégicos do programa, cada rede construiu os comitês executivos com os prefeitos e os secretários de educação, para definir as metas estratégicas de cada um dos objetivos e a criação do grupo intersetorial, visando o alinhamento envolvimento desses órgãos na assistência à Educação Municipal.
Sobre a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial
A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma que as empresas, investidores institucionais e a sociedade civil podem contribuir para equacionar o problema da equidade racial no Brasil, daqui para frente. É a junção de empresas, movimentos sociais e representantes da sociedade civil, no esforço coletivo para reduzir as desigualdades sociais e raciais no Brasil, por meio do protocolo ESG.
A proposta do Pacto é implementar um protocolo ESG racial para o Brasil e promover sua adoção por empresas e investidores institucionais, contemplando ações que estimulem uma maior equidade racial. Também objetiva incentivar e fortalecer a adoção de ações afirmativas, a melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais negros.
Para viabilizar essas ações, o projeto se utiliza de dados quantitativos, como, por exemplo, o número de profissionais negros existentes nas empresas, e em que posições eles atuam. E para obter números precisos, que realmente condizem com a realidade, o Pacto criou o Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede o desequilíbrio racial dentro das companhias, utilizando reconhecidas instituições, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e a como fonte de informação.
Renomados economistas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da Universidade de São Paulo (USP) e do Banco Mundial criaram um algoritmo capaz de mensurar o desequilíbrio racial das organizações, considerando os salários médios das ocupações e a distribuição racial na região – seja por cidade e/ou estado em que a empresa opera.
As companhias que aderem ao Pacto têm acesso a metodologia de medição e recebem o selo oficial do projeto. Ou seja, são reconhecidas como organizações comprometidas com a equidade racial. Além disso, trabalham com diretrizes, orientações e acompanhamento propostos pelo projeto, gerando uma pontuação para cada iniciativa, investimentos em equidade racial e ainda tem a possibilidade de elevar a sua pontuação no IEER, que serve como medidor para as organizações.
Planin – Assessoria de Imprensa e de Comunicação do Pacto
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes, Ana Marta Gonçalves e equipe – www.planin.com
Contatos: (11) 2138-8940 – E-mail: [email protected]; [email protected]