Pacto de Promoção da Equidade Racial marca presença no 12º Congresso GIFE

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Guibson Trindade Torres, gerente executivo da instituição, participa da mesa sobre AGS e os limites das estratégias das empresas para a promoção de equidades, no principal encontro sobre Investimento Social do Brasil

A 12º edição do Congresso GIFE – “Desafiando estruturas de desigualdades”, reuniu as principais lideranças do setor de investimento social privado, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos, para debater as desigualdades que impedem parte da população – negros, povos indígenas, comunidades tradicionais – de acessar direitos fundamentais, como equidade racial e de gênero e segurança alimentar.

O evento ocorreu entre os dias 12 e 14 de abril de 2023, no memorial da América Latina, em São Paulo. Contou com a participação do gerente executivo do Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, Guibson Trindade Torres, na mesa “AGS e os limites das estratégias das empresas para a promoção de equidades”.

“Precisamos que as empresas assumam um papel de protagonistas na mudança social, mas, com intencionalidade e compromisso de conhecer as fragilidades e territórios dos problemas da sociedade brasileira. Aqui o racismo tem cor e CEP. Nosso protocolo é uma das possíveis soluções”, disse Torres

Patrícia Loyola, Fábio Alperowitch, CFA, Herik Pires Marques e Marisa Santana são outros nomes de peso que também estiveram presentes no evento, discutindo a importância e o potencial do Investimento Social Privado brasileiro em contribuir com o fortalecimento da democracia no país e na construção de soluções sustentáveis.

Realizado bienalmente, desde o ano de 2000, o congresso GIFE é o maior encontro sobre Investimento Social do Brasil e reúne as principais lideranças do setor, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes do poder público. É referência sobre o tema do investimento social privado e ao longo desses 20 anos reuniu mais de 6.700 pessoas de todos os cantos do Brasil e de fora do País. Mais de 780 palestrantes já passaram pelo Congresso Gife, contribuindo com debates e diálogos enriquecedores, criando caminhos para as contribuições do ISP para formação de novas agendas e convergências.

Sobre a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial
A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma que as empresas, investidores institucionais e a sociedade civil podem contribuir para equacionar o problema da equidade racial no Brasil, daqui para frente. É a junção de empresas, movimentos sociais e representantes da sociedade civil, no esforço coletivo para reduzir as desigualdades sociais e raciais no Brasil, por meio do protocolo ESG.
A proposta do Pacto é implementar um protocolo ESG racial para o Brasil e promover sua adoção por empresas e investidores institucionais, contemplando ações que estimulem uma maior equidade racial. Também objetiva incentivar e fortalecer a adoção de ações afirmativas, a melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais negros.
Para viabilizar essas ações, o projeto se utiliza de dados quantitativos, como, por exemplo, o número de profissionais negros existentes nas empresas, e em que posições eles atuam. E para obter números precisos, que realmente condizem com a realidade, o Pacto criou o Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede o desequilíbrio racial dentro das companhias, utilizando reconhecidas instituições, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e a como fonte de informação.
Renomados economistas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da Universidade de São Paulo (USP) e do Banco Mundial criaram um algoritmo capaz de mensurar o desequilíbrio racial das organizações, considerando os salários médios das ocupações e a distribuição racial na região – seja por cidade e/ou estado em que a empresa opera.
As companhias que aderem ao Pacto têm acesso a metodologia de medição e recebem o selo oficial do projeto. Ou seja, são reconhecidas como organizações comprometidas com a equidade racial. Além disso, trabalham com diretrizes, orientações e acompanhamento propostos pelo projeto, gerando uma pontuação para cada iniciativa, investimentos em equidade racial e ainda tem a possibilidade de elevar a sua pontuação no IEER, que serve como medidor para as organizações.

Sobre o GIFE
O GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas é uma organização que trabalha pelo fortalecimento da filantropia e do investimento social privado no Brasil. Há 27 anos como referência no tema, atua em diálogo contínuo com institutos, fundações e fundos familiares, corporativos, independentes ou empresas, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, promoção da democracia e diminuição das desigualdades no país. Atualmente, a rede conta com mais de 160 associados que, somados, aportaram R$ 5.3 bilhões em investimento social no ano de 2020, segundo dados do Censo GIFE.

Planin – Assessoria de Imprensa e de Comunicação do Pacto
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes, Ana Marta Gonçalves e equipe – www.planin.com
Contatos: (11) 2138-8940 – E-mail: [email protected]