Ornare está presente em cinco ambientes na CASACOR São Paulo 2022

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Projetos assinados pelos arquitetos Nildo José, Caio Bandeira e Tiago Martins, Lucas Takaoka, Sabrina Salles e Bárbara Dundes buscam expressar conforto, criatividade, uso inusitado dos espaços e rigor estético

Sempre presente nas maiores feiras e exposições do setor de arquitetura e decoração, Ornare, marca internacional de mobiliário de alto padrão sob medida, participa da atual edição da CASACOR São Paulo 2022. Com versatilidade, a marca estará em cinco diferentes espaços com projetos assinados por seis jovens e talentosos arquitetos: Nildo José, Caio Bandeira, Tiago Martins, Lucas Takaoka, Sabrina Salles e Bárbara Dundes.

A mostra acontece entre 5 de julho e 11 de setembro, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo. Com o tema “Infinito Particular”, CASACOR traz referência às casas biográficas. O evento convida os profissionais a refletir sobre a necessidade de espaços que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, o equilíbrio e o conforto.

Denominado “Casa Cosentino Embaúba”, do arquiteto e designer Lucas Takaoka, é inspirado na embaúba, árvore nativa brasileira. Com 220m², os mobiliários da Ornare estarão em evidência em toda cozinha e no quarto da casa. “O projeto representa um pouco da transformação das nossas próprias vidas e busca por ambientes rodeados e abraçados por vegetação. Assim como a embaúba, que equilibra a mata e revitaliza uma área degradada, nós também estamos vivenciando um momento de reconstrução”, explica Takaoka.

Marcada por traço que mistura diferentes revestimentos e detalhes contemporâneos valorizados em uma base neutra, Bárbara Dundes participa pela primeira vez da mostra. Ela apresenta o Estúdio Bereshí, um ambiente de 47 m². “Os traços sem formas e os cantos arredondados são caraterísticas marcantes da linha linear/round da Ornare que utilizamos para compor a cozinha. Na sala com a estante Ikigai em metal e madeira clara. No segundo ambiente, o quarto usamos o closet Wall System. Minha intenção foi criar um verdadeiro refúgio para o olhar interior, com o conceito de voltar aos princípios individuais”, explica a arquiteta.

Já Nildo José apresenta espaço de 250m² denominado “Sertão”, com inspiração no quadro “Cangaceiro”, uma obra de Candido Portinari, como um resgate de sua origem, pois o arquiteto é natural da Bahia. “O projeto traz ambientes integrados e fluidos, tendo como conceito principal a brasilidade. Trabalhei com a linha Shaker da Ornare para criar uma cozinha em ilha. Todos os ambientes refletem o minimalismo”, detalha o profissional.

Em sua estreia na CASACOR São Paulo 2022, Sabrina Salles assina o espaço Canto da Toscana. A arquiteta trouxe uma mistura de elementos e estilos da linha Shaker, da Ornare, para a área gourmet de 49m². “A inspiração está na arquitetura atemporal com história e elementos clássicos misturados com contemporâneos. A ideia foi trazer para o espaço o ar da Toscana, com toque de elementos rústicos, aconchegantes. Armários de vidros superiores, abrigando a adega, cervejeira, refrigeradores e a parte inferior da churrasqueira que é toda da Ornare”, conta Sabrina.

Denominada “Lounge Singular”, a composição dos arquitetos Caio Bandeira e Tiago Martins é uma cozinha gourmet, com marcenaria da Ornare, onde são utilizadas peças são das linhas Shaker e Sky nos armários e frame. “Unindo soluções modernas, olhar atento às tendências mundiais e a inspiração da natureza, criamos um lugar cosmopolita e urbano”, explicam os profissionais.

Como visto na última edição do Salone del Mobile, na expo EuroCucina, a grande vantagem competitiva da Ornare fica por conta do alto grau de personalização e flexibilidade que a marca oferece a todos os seus parceiros de trabalho e ao seu cliente final. “Essa é uma caraterística muito rara de se encontrar em empresas do setor. A marca trabalha de uma maneira que as suas coleções se misturam e se compõem como poesias. Os arquitetos trabalham em uma parceria muito próxima com a Ornare e tem a vantagem da flexibilidade que oferecemos”, diz Esther Schattan, sócia da Ornare.

Na opinião de Esther, a organização da CASACOR São Paulo 2022 acertou na escolha do tema e Ornare apoia os profissionais com responsabilidade. Seus projetos agregam sustentabilidade e aconchego. De acordo com a empresária, Ornare acompanha de perto todas as mudanças comportamentais e tendências do mercado de mobiliário de alto padrão, sempre em busca de soluções personalizadas para os clientes mais exigentes.

“A participação na CASACOR é resultado de um intenso trabalho desenvolvido com os nossos parceiros. Estamos muito felizes em oferecer ao nosso público, mobiliário de altíssima qualidade para ambientes contemporâneos, nos quais a maioria das pessoas atualmente mora e trabalha”, afirma a Esther.

Desde 1986, a CASACOR São Paulo 2022 tornou-se referência nacional em décor e design e é responsável por revelar talentos do mercado. Ornare faz parte da história deste grande evento e, ao longo dos anos, tem apresentado projetos que marcaram a mostra e são usados como referência por profissionais em todo o Brasil.

Serviço
CASACOR SP 2022
Data: 05 de julho a 11 de setembro 2022
Horários: Terça a sexta – das 12h às 21h / Sábados, domingos e feriados – das 10h às 21h
Local: Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César, São Paulo)

Bárbara Dundes – É arquiteta graduada no Centro Universitário Belas Artes (SP) e Cool Hunter pela Escola São Paulo. Desenvolve projetos e atua nas áreas residenciais, comerciais e institucionais. Possui experiência nos principais escritórios de arquitetura e design do Brasil e do exterior.

Caio Bandeira e Tiago Martins – Os profissionais têm formação em arquitetura no Brasil e na Espanha. Colecionam ao longo de mais de 15 anos uma ampla experiência projetual, pautada no desenvolvimento de um design contemporâneo que procura traduzir a nova forma de viver e contemplar os espaços.

Caio Bandeira e Tiago Martins – Os profissionais têm formação em arquitetura no Brasil e na Espanha. Colecionam ao longo de mais de 15 anos uma ampla experiência projetual, pautada no desenvolvimento de um design contemporâneo que procura traduzir a nova forma de viver e contemplar os espaços.

Nildo José – Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, o jovem arquiteto baiano acredita no “treinamento do olhar”, nas influências e imagens de diferentes viagens e culturas, que são assimiladas e mescladas às tradições e aos materiais do Brasil.

Sabrina Salles – Há 20 anos, a arquitetura desenvolve projetos com excelência, característica que faz parte da sua essência e seu objetivo profissional. Sua assinatura tem como principal influência a criação de ambientes para vivenciar a casa, buscando o melhor aproveitamento de cada espaço.