Orkestra Rumpilezz comemora sucesso de seu primeiro CD

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Grupo comandado pelo maestro Leitieres Leite, do casting da Caco Artistas, é indicado ao Prêmio Bravo de Cultura na categoria Melhor CD Popular. Álbum é assinado pela Biscoito Fino e Caco Music

O som inconfundível da Orkestra Rumpilezz – inspirado na cultura do centro de Salvador, na música sacra do culto afrobaiano do Candomblé e em grandes agremiações percussivas – tem movimentado o cenário musical do Brasil. O CD de estreia do grupo, que tem despertado a atenção de críticos e público, acaba de ser indicado ao Prêmio Bravo de Cultura, na categoria Melhor CD Popular. A cerimônia de premiação será realizada no dia 25 de outubro, em São Paulo.

É a segunda indicação do ano recebida pela Orkestra Rumpilezz, que já traz em seu portfólio a conquista do 21º Prêmio da Música Brasileira, nas categorias Revelação e Melhor Grupo.

Reconhecido pelos críticos como “uma verdadeira ruptura nas barreiras da música instrumental percussiva”, o grupo foi criado em 2006 pelo maestro, arranjador e saxofonista Leitieres Leite. Suas composições e seus arranjos são concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano. Outra marca da Orkestra Rumpilezz é a notória influência jazzística em formato de Big Band.

Grandes nomes da música brasileira e mundial já tocaram com a orquestra , como Armandinho Macêdo, Stanley Jordan, Toninho Horta, Max de Castro, Retrofoguetes e Ed Motta.

O CD:

Lançado em 2009, o CD de estreia da Orkestra Rumpilezz (homônimo ao grupo) foi gravado na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador (Bahia).  O premiado álbum leva assinatura da Biscoito Fino e da Caco Music. A mixagem foi realizada no estúdio Legacy, em Nova York, e teve como engenheiro de som o vencedor do Grammy Joe Ferla, que já trabalhou com artistas como John Meyer, Natalie Cole e John Scolfied. Com músicas de autoria de Letieres Leite e Ed Motta, o CD traz, ainda, uma faixa bônus interativa, gravada ao vivo durante um concerto realizado na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em Salvador.