OKI Printing Solutions aposta em VARs e espera crescer 15% em 2010

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A OKI Printing Solutions, uma das principais empresas de soluções de impressão do mundo, está apostando em suas revendas de valor agregado (VAR – Value Added Reseller) para crescer neste ano. A estimativa da companhia é que este incremento dos negócios seja de 15%. Como o foco da fabricante é o segmento corporativo e estes tipos de revendas atuam diretamente neste mercado, a rede de parceiros VARs da OKI representa hoje 40% do faturamento no Brasil.

Este é o canal que mais tem crescido ao longo dos anos, mesmo na época da crise. Como estratégia para alavancar os negócios, a OKI tem promovido ações de incentivo como treinamentos, capacitação e certificações para estabelecer um contato mais próximo com estes parceiros. “Essa qualificação promovida por nós tem sido o diferencial que permite ao canal agregar valor aos negócios e, consequentemente, aumentar as porcentagens de vendas. Isso tem favorecido não apenas o parceiro, mas também impulsionado a expansão da marca pelo País”, explica o diretor adjunto de vendas corporativas da OKI Printing Solutions, Ricardo Coiro.

O canal VARs surgiu em 2002 com menos de 15 parceiros. Nestes últimos oito anos, apresentou significativo crescimento. Hoje, existem quase 60 companhias ativas registradas, que estão subdivididas em três categorias: Premium e Master, com 90% do total, e, por último, a Standard.

“Estipulamos três níveis para definir melhor aquelas revendas que estão mais ou menos envolvidas com os nossos negócios. Nosso intuito, no entanto, é fortalecer o relacionamento e ações de vendas para que a gente tenha cada vez mais parceiros nas duas primeiras categorias e, com isso, fazer com que eles obtenham mais vantagens. Para este ano, também vamos buscar novas revendas e oportunidades”, complementa Coiro.

Mesmo o canal VARs atingindo todo o Brasil, a região sudeste, representada principalmente por São Paulo e Rio de Janeiro, é o principal foco de negócios da empresa. ”Como queremos expandir parcerias, nossa estratégia é, também, fortalecer e ampliar nossa atuação nas regiões norte e nordeste do País. Vemos nesses Estados excelentes oportunidades de mercado, já que possuem fortes economias e grande demanda por soluções corporativas”, conclui o executivo.