Nave do Conhecimento Santiago Andrade é inaugurada em Triagem, no Rio de Janeiro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Local será o centro de gestão da rede de espaços comunitários digitais

 

O Instituto Embratel Claro, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, comemora a inauguração da oitava Nave do Conhecimento, no Rio de Janeiro. Com 3 mil metros quadrados, o projeto que presta homenagem ao cinegrafista Santiago Andrade, será o centro de gestão da rede de espaços comunitários, que estão sendo implantados em toda a cidade.

“Esse projeto é muito importante por ser uma ação que tem formado cidadãos capazes de conviver e de dialogar com um mundo digital, valorizando a memória cultural e ambiental e a identidade local. As Naves do Conhecimento permitem o acesso da população aos recursos tecnológicos de última geração”, diz Oscar Petersen, Vice-Presidente do Instituto Embratel / Claro, destacando que o Instituto Embratel Claro  desenvolve ações nas áreas de Educação, Cidadania e Cultura.

Com a inauguração em Triagem, o projeto expande a sua presença e proporciona à população carioca o acesso à informação e às inovações tecnológicas, transformando os bairros beneficiados em “Comunidades Inteligentes”. Atualmente, as Naves do Conhecimento estão localizadas em Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Penha, Irajá, Madureira, Nova Brasília (Complexo do Alemão) e Triagem.

Na nova Nave do Conhecimento, instalada no Condomínio Bairro Carioca, os moradores têm acesso, gratuitamente, inclusive aos finais de semana, aos equipamentos de alta tecnologia e aos mais diversos conteúdos, por meio da conexão de 34MB de Internet Dedicada disponibilizada pelo Instituto Embratel Claro.

No local ainda serão realizados vários cursos na área de TI e funcionará o projeto de startups e o espaço de formação profissional Terceiro Milênio com laboratórios de robótica educacional, realidade aumentada, realidade virtual, aprendizagem invertida, English Works e English Language Learners, games, edição de vídeo e animação 2D e 3D, computação em nuvem e mobilidade e educação, entre outros.

 

Balanço do projeto

Em um ano e meio de existência, os números refletem o sucesso das sete Naves do Conhecimento junto à população. São mais de 1 milhão de visitas (março/2014), com o cadastro digital de mais de 84 mil pessoas, aproximadamente, com mais de 6.900 alunos diplomados em cursos.

 

Sobre o Instituto Embratel Claro

O Instituto Embratel Claro, mantido pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), Embratel Participações (Embrapar) e a Claro S.A, tem como missão aliar as tecnologias da informação e da comunicação à educação e ao desenvolvimento social. A organização é o resultado da união realizada em setembro de 2013 entre o Instituto Embratel (criado em abril de 2001) e o Instituto Claro (aberto em junho de 2008). Alinhada à premissa do Grupo América Móvil em ser uma organização que impacte positiva e permanentemente as comunidades que atende e das quais faz parte, o Instituto Embratel Claro atua em atividades que favorecem o desenvolvimento social, cultural e educacional. Além disso, apoia o desenvolvimento integral das comunidades, estabelece parcerias com institutos e fundações que se dedicam ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras e proporciona acesso à internet a cada vez mais pessoas.

O Instituto Embratel Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. Também é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.

 

 

 

 

 

PLANIN – Assessoria de Comunicação e de Imprensa

Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900 – www.planin.com

Contatos: Carolina Hilal e Marcela Meira

Tels. (21) 2121-6336, (11) 2138-8921 e (11) 99545-3946

Email: [email protected]