Elas têm cargos de liderança, estão à frente de centenas de colaboradores e mostram que não deve existir diferença de gêneros
As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e ocupado cargos de liderança. Em um universo predominantemente masculino como o da revenda de bebidas, elas se destacam e comemoram os resultados. Na Confenar – Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, a presença feminina apresenta um crescimento gradativo. São 110 revendas afiliadas, com mais de 18 mil colaboradores e quase 300 mulheres no poder.
Na revenda Conebel, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, Adriana Neves está à frente de aproximadamente 260 funcionários. Começou a trabalhar na distribuidora com 13 anos de idade, passou por todas as áreas até assumir os negócios da família e se tornar sócia-diretora. “É importante comemorarmos o dia das mulheres sem nos esquecermos de que, para liderar uma revenda com sucesso, não podemos e nem devemos sentir que há alguma diferença de gênero. Nunca senti isso e percebo até mesmo que muitos colaboradores preferem ser comandados por mulheres, que podem ser firmes e ao mesmo tempo mais sensíveis”, afirma Adriana.
Para assumir a liderança nas revendas, é fundamental ter muita dedicação – e o poder feminino, nesse sentido, é muito importante para balancear e haver a troca de ideias. Ainda segundo a sócia-diretora da Conebel, as mulheres podem aprender com as características dos homens, como a praticidade e o pragmatismo. “Somos capazes de fazer tudo o que os homens fazem dentro das empresas e com nosso toque feminino”, diz Adriana.
De acordo com pesquisas realizadas no mercado de trabalho, como a da IBR – International Business Report, aplicada pela Grant Thornton, a presença de mulheres em cargos de liderança registrou um crescimento de 5% para 11% de 2015 para 2016.
Pensando neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, os líderes de revendas também comentam a importância da presença feminina dentro da Confenar. “As mulheres são essenciais dentro da Confederação, elas são firmes e agregam muito para todos nós. Fazem as engrenagens se moverem”, afirma Victor Simas, presidente da Confenar.
Para mais informações, acesse: www.confenar.com.br