Com uma ideia criativa, a elaboração de totens de autosserviço, empresa reduz em quase 90% as demandas de atendimento pessoal ao colaborador e torna o departamento de RH cada vez mais eficaz
A McLane do Brasil, um dos melhores integradores de soluções logísticas no país, foi uma das primeiras a contratar todos os módulos do ADP eXpert, um conjunto de serviços que visa facilitar e apoiar as lideranças na gestão de tarefas de seus subordinados e acompanhá-los de forma rápida e precisa. O objetivo é otimizar e descentralizar os processos de gestão com maior flexibilidade e simplicidade. Para a iniciativa dar certo, a McLane investiu numa ação inovadora: disponibilizar na matriz, e em cada uma de suas filiais, totens eletrônicos para que todos tenham acesso ao serviço.
A ideia é que o funcionário possa consultar no “Painel do Colaborador”, solução desenvolvida pela ADP, informações sobre seu demonstrativo de pagamento em qualquer unidade e, se for necessário, enviar à central de RH uma mensagem questionando, por exemplo, dados que estejam equivocados, como o número de horas trabalhadas. Para entender como funciona o programa de autosserviço, cada colaborador passa por um treinamento específico e recebe um manual sobre o significado de cada ícone do painel e as políticas de RH.
O diretor de RH da McLane, Fernando Lima, explica que desde 2008 a empresa decidiu alterar o modelo de negócios no departamento, optando por contratar a ADP. Em 2009 a implantação das soluções foi finalizada e passaram a realizar um atendimento em camadas.
Na McLane, as três camadas de serviço de RH são: processo de autosserviço (totem), que elimina de 80 a 90% das demandas de atendimento ao colaborador; atendimento eletrônico, por telefone ou e-mail, em que o problema é resolvido pela equipe de RH sem interação pessoal e atendimento pessoal da solicitação com apoio do consultor, mas só se chega nessa camada quando o problema realmente não foi resolvido nas anteriores. Geralmente se trata de um caso complexo, que precisa de um cuidado maior para ser solucionado.
Lima conta que hoje a equipe de RH atende menos solicitações corriqueiras e tem mais tempo para se dedicar às tarefas estratégicas, como organizar treinamentos especializados e realizar análises de desempenho. Além disso, contam com a contratação de novos profissionais especializados (consultores de RH), já que a demanda operacional foi reduzida. “Com o novo modelo proposto pela ADP conseguimos transformar o departamento e alcançar melhores resultados”, finaliza.
A McLane iniciou suas operações no Brasil em 1997 para atender às necessidades de gestão e operação da cadeia de distribuição dos sofisticados e complexos mercados brasileiros de ponta a ponta. Com profissionais voltados para a oferta de inovações e soluções integradas atua tanto na inteligência quanto na operação logística com o foco no resultado do cliente.