Ligas alemã e francesa são as mais emocionantes no futebol

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Estudo da Roland Berger mostra ainda que a competição espanhola é considerada a menos atraente, devido a falta de competitividade

Até que ponto as cinco maiores ligas de futebol da Europa (Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França) proporcionam emoção genuína a seus torcedores? Levantamento recente da Roland Berger, uma das principais empresas de consultoria em gestão empresarial do mundo, mostra que a Alemanha e a França, atualmente, possuem os campeonatos de futebol mais competitivos do mundo por conta do equilíbrio financeiro e pela organização em suas federações. Segundo o estudo “O quão emocionante são as maiores ligas de futebol europeu?” (How exciting are the major European football leagues?), a Liga Espanhola é a menos emocionante em razão do forte desequilíbrio entre os clubes.

“Nos últimos dez anos, a intensidade da concorrência diminuiu nas cinco ligas. O principal motivo é o desequilíbrio financeiro dos clubes que atuam nessas competições. As equipes de ponta apresentam ampla distância em comparação às equipes menores. Há casos em que essa distância é considerável, como na Alemanha e na França, por exemplo”, observa Sebastian Maus, gerente de projetos de Bens de Consumo & Varejo da Roland Berger.

De acordo com o levantamento, o campeonato Bundesliga, da Alemanha, está bem posicionado em relação às outras competições europeias. Os clubes são relativamente saudáveis em termos financeiros e o esporte está profundamente enraizado na sociedade alemã. Há, inclusive, uma estimativa de que, no futuro não tão distante, a Bundesliga se torne o maior e mais bem-sucedido campeonato da Europa.

“A Bundesliga está cada vez mais organizada e implementando normas que deixam a competição ainda mais atrativa. A Alemanha caminha a passos largos para se tornar um dos países mais fortes nesse esporte”, complementa Maus.

Em contrapartida, nadando contra esse fluxo positivo, estão as ligas italiana, inglesa e espanhola. O estudo mostra que na Inglaterra e na Espanha, principalmente, há menor intensidade de concorrência nos campeonatos nacionais. O Campeonato Espanhol é dominado por apenas dois clubes, Real Madrid e Barcelona, ​​que compartilharam nove dos últimos dez títulos disputados (foram seis títulos para o Barcelona e três para o Real Madrid). Apenas na temporada de 2011/12, as duas equipes terminaram 30 pontos à frente de seus rivais mais próximos. Ou seja, há uma disparidade significativa que reduz a competitividade entre as demais agremiações e, consequentemente, a emoção para o torcedores do duopólio esportivo.