Instituto Embratel Claro realiza semana presencial do projeto Campus Mobile na USP

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Iniciativa destaca o desenvolvimento de aplicativos por estudantes de 15 estados do Brasil

O Instituto Embratel Claro anuncia mais uma etapa do projeto Campus Mobile, que será realizada no dia 22 de janeiro, em São Paulo. No evento, os três melhores projetos de cada categoria serão selecionados para a última avaliação do Campus Mobile. O evento é promovido pelo Instituto Embratel Claro em parceria com o LSI-TEC – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico -, com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, e será aberto à Imprensa, que conhecerá os melhores projetos de aplicativos para dispositivos móveis em duas categorias: Educação e Facilidades.

Até o dia 22 de janeiro, acontece a Semana Presencial do Campus Mobile, no prédio de Engenharia Elétrica da Poli-USP. A iniciativa tem por objetivo identificar e promover jovens talentos que atuam na criação de conteúdos e novos serviços por meio da tecnologia, promovendo o bem comum e o desenvolvimento social do Brasil.

Após uma semana intensa de atividades, no dia 22 serão anunciados os três projetos de cada categoria que mais se destacaram. A partir desta seleção, a comissão do evento estabelece novas metas para os trabalhos escolhidos. Aqueles que atingirem todos os objetivos serão premiados com valores que podem chegar a R$ 6.000,00. O trabalho de maior destaque, em cada categoria, receberá também uma viagem de imersão ao Vale do Silício, meca mundial da tecnologia, prevista para o mês junho de 2016.

Os projetos propostos em 2015 foram apresentados individualmente e em grupos de até três pessoas, sendo enquadrados em uma das duas categorias disponíveis. Em Facilidades, as propostas deveriam ser voltadas para a formatação de aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets, com objetivo de tornar a vida mais prática, divertida e segura e que incentivassem hábitos saudáveis ou que contribuíssem para o exercício da cidadania. Já na categoria Educação, o desafio era o desenvolvimento de aplicativos com foco na criação de produtos ou serviços inovadores que aprimorassem ou promovessem o aprendizado dentro e fora da escola, o contexto escolar ou o interesse pelos estudos.

            Os 35 melhores projetos foram apresentados por 80 candidatos selecionados para desenvolver sua ideia com o apoio de tutores e puderam participar de seminários online para complementar sua formação.

 Sobre o Instituto Embratel Claro

O Instituto Embratel Claro, mantido pela Embratel Star One e pela Claro, tem como missão aliar as tecnologias da informação e da comunicação à educação e ao desenvolvimento social. A organização é o resultado da união realizada em setembro de 2013 entre o Instituto Embratel (criado em abril de 2001) e o Instituto Claro (aberto em junho de 2008).

Alinhada à premissa do Grupo América Móvil em ser uma organização que impacte positiva e permanentemente as comunidades que atende e das quais faz parte, o Instituto Embratel Claro atua em atividades que favorecem o desenvolvimento social, cultural e educacional. Além disso, apoia o desenvolvimento integral das comunidades, estabelece parcerias com institutos e fundações que se dedicam ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras e proporciona acesso à internet a cada vez mais pessoas.

O Instituto Embratel Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. Também é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.