Instituto Embratel Claro apoia projeto Mapa Musical RJ

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Aplicativo faz mapeamento colaborativo da cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

O Instituto Embratel Claro anuncia apoio ao projeto Mapa Musical RJ (MMRJ), que faz mapeamento colaborativo da cadeia produtiva da música no Estado do Rio de Janeiro. O lançamento acontecerá no dia 19 de outubro, às 19h, no Teatro SESI do Rio de Janeiro, onde haverá apresentação, pocket show e palestra sobre a circulação de shows no mundo digital. O download do aplicativo poderá ser feito gratuitamente por meio da AppStore e da Google Play, as duas maiores lojas de aplicativos para dispositivos móveis.

O projeto recebeu o apoio do Instituto Embratel Claro e o patrocínio da Claro por meio da lei de incentivo à cultura do Estado do Rio de Janeiro. O MMRJ é um aplicativo de mapeamento colaborativo da cadeia produtiva da música de todo o Estado do Rio de Janeiro. Por meio da plataforma é possível encontrar informações sobre cursos de música, lojas de instrumentos musicais, estúdios de ensaio e de gravação, festivais de música, casas de shows, festas populares, coletivos culturais, entre outros agentes.

O objetivo é dar visibilidade para a produção cultural local e estimular a circulação e o intercâmbio de informações entre artistas. Músicos e produtores podem utilizar contatos e informações disponíveis no aplicativo para, por exemplo, agendar shows, trocar informações e obter orçamentos. Isso contribui para a inclusão social e para a descentralização dos negócios musicais, ainda muito concentrado nos grandes centros urbanos.

Às vésperas de seu lançamento, o aplicativo já tem mais de 700 itens culturais mapeados. A expectativa é chegar a 1.000 itens até dezembro de 2015, com ajuda dos mais diversos colaboradores do Rio de Janeiro.

A história do Mapa Musical RJ

O projeto é uma realização da Ponte Plural e do LabCult (Laboratório de Pesquisa em Cultura e Tecnologias da Comunicação da Universidade Federal Fluminense). A pesquisa que deu origem ao aplicativo teve início em 2011, quando a equipe da iniciativa circulou pelo interior do estado do Rio de Janeiro e mapeou mais de 200 agentes culturais em 60 cidades. No ano seguinte, foi lançada a listagem “Onde tocar no Rio de Janeiro”, com o resultado desse primeiro mapeamento de casas de shows e espaços culturais da cidade do Rio.

Desde então, a pesquisa teve seu âmbito ampliado e voltou seu olhar para o estado do Rio. Em 2014, a iniciativa firmou a parceria sob coordenação da Profª Dra. Simone Pereira de Sá para desenvolver a pesquisa “Cartografias Musicais” e fez um novo mapeamento pelo estado. Em 2015, o projeto conseguiu patrocínio da Claro e apoio do Instituo Embratel Claro. Foi quando todos os dados objetivos na pesquisa “Cartografias Musicais” passou a fazer parte da iniciativa Mapa Musical RJ. Hoje, o projeto tem também apoio da Firjan e patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura, do Ministério da Cultura, CNPQ e Faperj.