Iniciativa de smart city da Juganu leva conectividade 5G para Pato Branco (PR)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Luminárias inteligentes, equipadas pela Qualcomm e 5G da Claro, habilitado pela Embratel, possibilitam que a cidade se torne mais inteligente, gerando inúmeros benefícios para a população

Por meio de suas luminárias inteligentes, a Juganu está realizando a primeira implementação de small cells 5G do Brasil em Pato Branco (PR). A iniciativa ocorre em colaboração com a Claro e com a Embratel, que irão fornecer e habilitar a quinta geração de rede móvel na iniciativa, e dispositivos utilizam a plataforma Qualcomm® FSM 100xx 5G RAN para small cells da Qualcomm Technologies, Inc.
O projeto ocorre em parceria com o município paranaense. As luminárias inteligentes são dispositivos que, além de fornecer iluminação mais eficiente e com baixo consumo de energia, possuem funções como telegestão, câmeras de monitoramento e conexão com a internet para a população através de Wi-Fi público. Dez luminárias inteligentes estão em funcionamento desde dezembro de 2022 e, por meio de Licença de Uso Temporário do Espectro, quatro delas passarão a ser conectadas com 5G da Claro e da Embratel.
De acordo com o cronograma federal, o município receberia a conexão 5G apenas em 2028. Contudo, as luminárias fornecerão em breve sinal 5G ao entorno, permitindo que os moradores já possam experimentar as possibilidades da conectividade de quinta geração da Claro e da Embratel.
“Nossas soluções promovem desenvolvimento para as cidades, demonstrando que a tecnologia é um importante instrumento para tornar itens como luminárias em inteligentes dispositivos, com funções mais eficientes, de segurança e conectividade. As iniciativas de smart cities – cidades inteligentes – são o futuro da gestão mais eficiente e inovadora”, afirma Bruno Gemus, CEO no Brasil da Juganu.
“A Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. se orgulha em fornecer tanto soluções para small cells, quanto as câmeras e conexão Wi-Fi usadas com a luminária inteligente, como parte da iniciativa. Nossa Qualcomm® FSM 100xx 5G RAN Platform é uma tecnologia avançada que está possibilitando iniciativas inovadoras”, afirma Fransergio Vieira, Senior Manager, Business Development, QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda.
“A Embratel tem ampla experiência fornecendo diversas soluções digitais e conectividade para tornar as cidades mais inteligentes. Por meio da rede 5G, as luminárias de Pato Branco poderão operar de forma mais eficiente. A Prefeitura conseguirá gerenciar de maneira mais precisa a iluminação pública, identificando possíveis ocorrências com agilidade e realizando manutenções preventivas a partir dos dados coletados dos equipamentos”, afirma Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo.
“Pato Branco tem o título de Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná e a ativação do sinal 5G, certamente, irá abrir novas portas para o crescimento econômico, aprimorando a infraestrutura urbana e a inovação em diversos setores, principalmente educação, saúde e negócios. Essa conquista nos coloca em uma posição de destaque, sendo pioneira na região Sudoeste do Paraná a implementar essa tecnologia de ponta”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.