Chamado Zone2boost, programa tem como objetivo identificar as melhores iniciativas em serviços financeiros e de varejo. Ação fornecerá financiamento, espaços de coworking e consultoria
A Ingenico, líder mundial em tecnologia de meios de pagamento, anuncia acordo com o CaixaBank e a Global Payments para o lançamento de um programa internacional de inovação voltado para startups, que tem como objetivo contribuir para a criação de novos produtos e serviços para os setores de negócios e das fintechs. O projeto, chamado Zone2boost, será estabelecido como uma nova empresa pertencente ao CaixaBank (40%), Global Payments (40%) e Ingenico (20%) e contará com a IESE Business School, a faculdade de administração de pós-graduação da Universidade de Navarra, como entidade colaboradora.
O programa foi apresentado em Barcelona, em anúncio com a participação de Juan Antonio Alcaraz, Diretor de Negócios do CaixaBank; Jeff Sloan, CEO da Global Payments; e Mark Antipof, Diretor Global de Vendas e Marketing da Ingenico.
A missão da Zone2boost é identificar iniciativas tecnológicas inovadoras para empresas e serviços financeiros e apoiar seu crescimento. As startups selecionadas obterão financiamento e acesso a um espaço físico para desenvolver seus projetos. Além disso, trabalharão em colaboração com outras empresas inovadoras e com uma equipe de especialistas, que fornecerão treinamento e consultoria personalizados. No acordo, a DayOne, divisão do CaixaBank que presta serviços especializados para empresas iniciantes, oferecerá financiamento sob medida.
Como parte da colaboração com as empresas parceiras do projeto, os empreendedores que participam dessa iniciativa terão a oportunidade de ter acesso aos clientes do CaixaBank, da Global Payments e da Ingenico que, por sua vez, terão preferência para a implementação de novas soluções desenvolvidas pelas startups em suas ofertas comerciais.
Estima-se que o apoio concedido a esses empresários varie entre seis meses e dois anos, durante os quais as novas empresas passarão de estágios iniciais para um estágio que lhes permitirá acessar o mercado.
O programa estará aberto ao estudo de startups de todo o mundo, embora inicialmente se concentre em Barcelona, cidade na qual a atividade será iniciada e onde o primeiro espaço de trabalho será localizado (Pier02, espaço do hub de inovação da Barcelona Tech City).
A iniciativa será lançada no último trimestre de 2019 e implicará em um investimento inicial de cinco milhões de euros nos próximos três anos. Quando o espaço estiver totalmente operacional, espera-se que seja capaz de acomodar aproximadamente trinta empresas. Descubra mais sobre este projeto no site: www.zone2boost.com.
Objetivo do projeto: incentivar a inovação
Juan Antonio Alcaraz, Diretor de Negócios do CaixaBank, reconhece que “o principal objetivo do projeto, além de um investimento bem-sucedido ou a realização empreendedora dos projetos selecionados, é incentivar a inovação em setores-chave para a instituição. O CaixaBank atualmente se beneficia da colaboração de startups no desenvolvimento de sua inovação, mas acreditamos que chegou a hora de dar um passo além e nos envolver de verdade no processo de desenvolvimento de novos projetos de negócios para o setor. Forneceremos a essas empresas recém-estabelecidas o ambiente ideal para testar o potencial da sua ideia para o sucesso”. Além disso, Alcaraz enfatiza que “o CaixaBank tem um conhecimento extenso sobre o ecossistema empreendedor, especialmente graças à DayOne, uma divisão que criou um programa abrangente com o propósito de se tornar o parceiro financeiro da economia da inovação”.
Jeff Sloan, CEO da Global Payments, comenta: “A Global Payments está na vanguarda da inovação no setor de pagamentos, fornecendo soluções de tecnologia diferenciadas para nossos parceiros e clientes em todo o mundo. Juntamente com o CaixaBank e a Ingenico, esperamos investir em novos negócios e tecnologias que aumentem o crescimento futuro neste setor. Como líder em soluções de pagamento baseadas em tecnologia e impulsionadas por software, essa iniciativa está alinhada com nosso compromisso com a inovação tecnológica financeira em escala mundial”.
Nicolas Huss, CEO da Ingenico, diz que “a indústria de pagamentos está se transformando mais rapidamente do que nunca, e a comunidade de startups é uma parte importante dessa transformação. Para nós da Ingenico, a inovação está no centro das nossas soluções e, por isso, estamos entusiasmados em inovar junto à comunidade de startups por meio do ambicioso programa Zone2boost, que permitirá ajudar nossos parceiros iniciantes a expandirem seus negócios e que nossa empresa possa continuar a fornecer produtos completos para nossos clientes, sempre com a melhor e mais inovadora experiência de pagamento”.
Sobre a Ingenico
A Ingenico é uma multinacional francesa, líder mundial no mercado de tecnologia de meios de pagamento. Com mais de 30 anos de atuação, está presente em cerca de 170 países e conta com 8.000 funcionários para desenvolver terminais e soluções diferenciadas para minimizar a complexidade durante transações de pagamentos eletrônicos, garantindo segurança e rapidez nas operações, independentemente do método de pagamento ou o canal de vendas. Conheça mais sobre a empresa no site: www.ingenico.com.br
Sobre o CaixaBank
O CaixaBank é o grupo financeiro líder do mercado varejista da Espanha e um dos mais significativos em Portugal, onde controla 100% do setor de BPI. O banco, presidido por Jordi Gual e cujo director executivo é Gonzalo Gortázar, tem 15,6 milhões de clientes no mercado ibérico; tem a maior rede de negócios da península com mais de 5.000 filiais; e é líder em inovação com a maior base de clientes digitais na Espanha (6,1 milhões). Graças à sua estratégia de transformação digital, o CaixaBank tornou-se um dos bancos mais bem classificados do mundo, por conta de qualidade de seus produtos e serviços digitais. Em 2019, a empresa foi reconhecida como o “Banco Mais Inovador da Europa Ocidental” pela revista americana Global Finance. Além disso, em 2018 a empresa foi escolhida como o “Melhor Banco Digital na Europa Ocidental” pela Euromoney, e seu aplicativo bancário móvel, o CaixaBankNow, foi reconhecido pelo Instituto de Administração Bancária (BAI) e pela revista britânica The Banker como o melhor projeto tecnológico móvel de 2018. O CaixaBank possui uma divisão de serviços financeiros para startups globais e scaleups com alto potencial de crescimento: a DayOne, detentora do Premios EmpreendedorXXI, premiação para empreendedores em conjunto com o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo espanhol, por meio da Enisa, que está comemorando sua 12ª edição em 2019. Para mais informações, acesse: www.caixabank.com
Sobre a Global Payments
A Global Payments Inc. (NYSE: GPN) é uma provedora líder mundial de tecnologia de pagamento e soluções de software que fornece serviços inovadores para clientes de todo o globo. Suas tecnologias, serviços e experiência permitem oferecer uma ampla gama de soluções que propiciam aos clientes a oportunidade de aceitar todos os tipos de pagamento e que operem seus negócios com mais eficiência em diversos canais de distribuição em muitos mercados ao redor do mundo. Com sede em Atlanta, na Geórgia (Estados Unidos), conta com aproximadamente 11.000 funcionários em todo o mundo. A Global Payments é um membro do S&P 500, com clientes e parceiros em 32 países na América do Norte, Europa, região Ásia-Pacífico e Brasil. Para mais informações sobre a Global Payments, visite www.globalpaymentsinc.com
Sobre a IESE Business School
O ano acadêmico de 2018-2019 marca o aniversário de 60 anos da IESE Business School, que é a faculdade de administração de pós-graduação da Universidade de Navarra. Fundada em 1958, a IESE é uma das escolas de negócios mais internacionais do mundo, com campus em Barcelona, Madri, Munique, Nova York e São Paulo. Consistentemente classificada entre as dez melhores do mundo, a IESE Business School é pioneira na educação empresarial na Europa desde a sua fundação. Há sessenta anos, a IESE procura desenvolver líderes de negócios com sólidas habilidades de negócios, uma mentalidade global e um desejo de causar um impacto positivo na sociedade. A escola distingue-se em sua abordagem de gerenciamento geral, uso extensivo do método do caso, alcance internacional e ênfase em colocar as pessoas no centro da tomada de decisões gerenciais. Nos últimos cinco anos, a IESE se posicionou como o número 1 do mundo em programas de Educação Executiva, segundo o ranking do Financial Times. Mais informações no site www.iese.edu
Sobre a Barcelona Tech City
Criada por empreendedores de sucesso, a Barcelona Tech City é uma associação privada sem fins lucrativos que representa mais de 800 empresas dos setores digital e tecnológico com sede em Barcelona, na Espanha, cooperando com diferentes agentes que compõem o ecossistema empreendedor de Barcelona: empresários, startups, PMEs, corporações, universidades, escolas de negócios, organizações públicas e privadas, e empresas de consultoria. Seu objetivo principal é consolidar a cidade como polo tecnológico para potencializar as inovações entre os diferentes agentes que compõem o ecossistema empreendedor de Barcelona, que emprega 30 mil profissionais. A associação lançou o projeto Pier01 em 2016, com o objetivo de se tornar um espaço tecnológico líder na Europa. Localizada em Palau de Mar (La Barceloneta), seu espaço com quase 11.000 metros quadrados agrupa 100 empresas e startups e mais de 1.000 profissionais. Agora, o Barcelona Tech City está trabalhando para criar o Urban Tech Campus incorporando novos hubs, alguns deles especializados em tecnologias com grande potencial, como Inteligência Artificial ou Blockchain, e outros focados em diferentes áreas como mobilidade. Como parte da iniciativa, o Canódromo by Peninsula incorporou como centro de videogame e indústrias culturais. Recentemente, a Associação incorporou dois novos locais: Pier03, com um hub Blockchain, e El Palauet, espaço de encontro social para os membros do ecossistema. Para mais informações, visite: barcelonatechcity.com/en/