A Informatica Corporation (Nasdaq:INFA), fornecedora líder e independente de soluções de software de integração de dados, e a Teradata (NYSE:TDC), empresa de soluções de análises de dados, anunciam que, agora, a Plataforma Informatica fará parte da Teradata Unified Data Architecture™ (UDA), para entregar otimização de integração de dados “mapeie uma vez, implemente em qualquer lugar”, no Teradata Data Warehouse, Teradata Aster e Hadoop, com base na redução de custo e melhoria da performance.
A combinação da Plataforma Informatica e da Teradata UDA permite que as empresas utilizem a Informatica Virtual Data Machine (um backbone de integração de dados para a arquitetura de dados unificada da Teradata) para mapear processos de integração de dados e, então, fazer rodar em plataformas específicas para cargas de trabalho dentro do Teradata UDA. Desta forma, permite vários tipos de análises numa única arquitetura de dados. Esta solução oferece aos clientes a capacidade de:
- Minimizar o custo e o risco de mover-se para o big data: os projetos podem ser executados por desenvolvedores de integração de dados prontamente disponíveis e certificados pela Informatica Corporation, sem a necessidade de encontrar ou treinar especialistas Hadoop.
- Alinhar a plataforma certa à tarefa certa: por exemplo, Teradata para armazenamento de dados, Teradata Aster para descoberta de dados, e Hortonworks Data Platform para capturar e refinar grandes volumes de dados.
- Aumentar a produtividade dos desenvolvedores em até 500%: o desenvolvimento visual sem código da Informatica Corporation elimina a codificação manual, que consome tempo e tem custos altos.
- Acesso praticamente universal aos dados: inclui acesso e integração rápida de dados relacionais, de aplicações empresarias, de mainframes legados, dispositivos sensores, mídias sociais, Web logs e outros dados multiestruturados (estruturados, desestruturados ou semiestruturados).
- Integração de dados otimizada para Teradata UDA: uma plataforma única de integração de dados para rodar fluxos de dados de ponta a ponta na Teradata UDA, incluindo execução runtime nativa no Hadoop e ingestão de dados de alta velocidade e otimização pushdown para plataformas de data warehouse Teradata integradas.
- Bibliotecas abrangentes de ativos de integração de dados: inclui centenas de transformações ETL pré-configuradas, regras de qualidade de dados e análise e classificação de dados diretamente no Hadoop para reduzir os esforços de desenvolvimento, aumentar a qualidade e garantir a confiabilidade dos insights gerados com o processamento de grandes volumes de dados.
- Implementação instantânea em nível corporativo para análise de grandes volumes de dados: inclui segurança de dados de nível corporativo e capacidades de privacidade, administração unificada do sistema usando o Teradata Viewpoint, alta disponibilidade crítica para a missão e integração de dados de alto desempenho ao longo da Teradata UDA.
“A Teradata UDA combinada à Plataforma Informatica permite às organizações analisarem mais dados e integrarem novas fontes de dados às suas análises, o que resulta em insights mais ágeis, profundos e ricos”, diz Chris Twogood, vice-presidente de produtos e serviços de marketing da Teradata. “Dentro desta arquitetura unificada e inovadora, os clientes têm a credibilidade de que seus processos de integração de dados estão sendo otimizados para custo e desempenho e que estão explorando a plataforma certa para o trabalho certo, de acordo com o volume de dados, a velocidade e a variedade. Isso oferece um ambiente analítico perfeito para organizações que querem obter o valor máximo de todos os seus dados”, afirma.
Além de prover a arquitetura de referência para usar a Plataforma Informatica, dentro da Teradata UDA, a Teradata e a Informatica Corporation oferecem serviços profissionais para avaliação e implementação de otimização de integração de dados.
Mapeie uma vez, implemente em qualquer lugar – inclusive no Hadoop
Com a Informatica Corporation como um componente-chave da Teradata UDA, os clientes podem usar o mesmo ambiente de desenvolvimento sem código ao projetarem integração de dados para o Hadoop, assim como o fazem para armazenar os dados e plataformas de descoberta, aproveitando os desenvolvedores de dados existentes, sem a necessidade de contratar habilidades especiais, que são caras e difíceis de encontrar. O Informatica Virtual Data Machine, um componente da Plataforma Informatica, permite aos usuários montarem um conjunto único de mapeamentos gráficos de integração de dados para a implementação em uma ampla variedade de plataformas, como Hadoop, máquinas de data warehouse e plataformas de descoberta, como Teradata Data Warehouse, Teradata Aster e infraestrutura independente de extração, transformação e carregamento (ETL).
“Aproximadamente, 80% do esforço para desenvolver análises de grandes volumes de dados está na integração, transformação e limpeza de dados em preparação para a análise. Com a Informatica Virtual Data Machine, dezenas de milhares de desenvolvedores Informatica PowerCenter certificados ao redor do mundo, agora, podem ser desenvolvedores de integração de dados do Hadoop, reduzindo, assim, a contratação de especialistas em Hadoop”, diz Todd Goldman, vice-presidente e gerente geral de Core Technologies da Informatica Corporation. “Combinado ao desenvolvimento sem código da Informatica Corporation, nossos clientes podem reduzir pela metade os custos de desenvolvimento de integração de dados no Hadoop, ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade, em até 500%. Como resultado, o altíssimo valor da Teradata UDA é ampliado, ainda mais, tornando um caminho de adoção acessível, pronto para uso empresarial e de baixo custo para a análise de grandes volumes de dados”, afirma Goldman.
Integração de dados para todos os tipos de análise
A Plataforma Informatica aprimora vários tipos de análise em um ambiente Teradata UDA. Isso é obtido por: