Informatica Corporation anuncia nova versão da solução para processamento de eventos complexos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Lançamento permite suporte mais amplo a plataformas, maior rapidez na adoção por parte dos usuários e processamento de eventos com latência mais baixa


A Informatica Corporation (NASDAQ: INFA), fornecedora líder e independente de soluções de software de integração de dados para organizações, anuncia a disponibilidade da solução Informatica RulePoint 5.1, ampliando sua liderança no segmento de Processamento de Eventos Complexos (da sigla em inglês, CEP). O software permite que as organizações detectem, analisem e respondam a eventos relacionados à análise de dados de forma inteligente e imediata.

De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre Tecnologia e Supply Chain, quase toda empresa tem atividades operacionais que são executadas continuamente. É neste cenário que a tecnologia CEP pode oferecer benefícios significativos às companhias, pois permite a emissão de alertas para acontecimentos que fogem às ações do dia-a-dia.

A Informatica Corporation ampliou as funcionalidades do software RulePoint e uniu seus diferenciais de CEP com sua plataforma de soluções, que são líderes no segmento de integração de dados. “A sinergia entre CEP e a integração de dados organizacionais é um fator determinante para permitir que as organizações se tornem verdadeiramente orientadas a dados. Ao oferecer maior visibilidade de negócios aos eventos por toda a organização, a Informatica Corporation pretende estabelecer uma posição de liderança neste mercado”, diz o vice-presidente e gerente geral de Processamento de Eventos Complexos da Informatica Corporation, Mike Appelbaum, destacando que a pesquisa do Gartner sobre o impacto crescente dos produtos comerciais para o processamento de eventos complexos aponta que a receita mundial com a venda de  soluções de CEP deve chegar a aproximadamente US$ 580 milhões até 2013.

A nova versão da RulePoint inclui melhorias significativas, como:

  • Facilidade de uso – Versatilidade e facilidade de uso, permitindo que usuários sem perfil técnico possam especificar facilmente alertas simples e regras complexas ao longo de diversas origens de dados, como filas de mensagens em tempo real, bases de dados, click streams, dados de telemetria e sistemas de controle.
  • Suporte mais amplo a ambientes de usuário final – Inclui suporte para IBM DB2, Oracle 11gR1, Firefox 3.6 e Java 1.6, além do extenso conjunto de plataformas compatíveis.
  • Respostas imediatas aos eventos de negócios – Processamento de latência mais baixa por meio do Change Data Capture que permite a captura exclusiva de dados novos ou alterados dentro de bases de dados relacionais à medida que eventos são identificados.
  • Alta performance – Cache analítico do conjunto de resultados SQL e cache do conjunto de resultados de serviços Web aumentam a performance do sistema e reduzem sensivelmente a carga sobre as bases de dados e serviços web externos quando o enriquecimento de eventos é ativado.
  • Capacidade geoespacial ampliada – A plataforma GeoOutsideArea e tabelas multidimensionais oferecem funcionalidade geoespacial adicional para o processamento de eventos que usam informações geográficas.
  • Metadados opcionais – Propriedades de metadados podem ser configuradas para cada origem de dados e anexadas ao evento, incluindo a origem dos dados, sua localização e se os mesmos foram ou não verificados.

A tecnologia CEP da Informatica Corporation beneficia organizações em uma ampla variedade de iniciativas, desde a detecção de fraudes e de violações de políticas estabelecidas até atividades de consumo e pagamentos, bem como logística, segurança e defesa. Entre outros usos estão:

  • Compras corporativas e controle de gastos – Oferece monitoramento contínuo e notificação do uso indevido de cartões para despesas corporativas e melhor gerenciamento de fornecedores e negociação de preços.
  • Controle do espaço marítimo – Identifica embarcações suspeitas ou com problemas, com base em padrões geoespaciais. Auxílio para intervenção proativa contra pirataria, contrabando e questões emergenciais.
  • Um SmartMeter mais “inteligente” – Gerencia os SmartMeters por toda a cidade e ajuda as famílias a compreenderem melhor e a controlarem o consumo residencial de energia elétrica, com base em variáveis como as tarifas nos horários de pico, uso de eletrodomésticos, condições climáticas, tendências da região e outros.