Companhia realizará pesquisas em parceria com a Universidade Federal do Ceará
A iFactory, empresa brasileira especializada em serviços e soluções de TI, anuncia o início do projeto que viabiliza a participação de estudantes em pesquisas para o desenvolvimento de software no Estado do Ceará. Com apoio da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tenológico), o programa promoverá a qualificação de estudantes dos cursos de tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Quixadá, instituição parceira da iFactory.
Segundo o coordenador do projeto e também diretor de operações da iFactory, Carlos Henrique Andrade, ao final da iniciativa, a iFactory poderá ser beneficiada com a conquista do MPS.BR, importante certificado que comprova as melhorias no processo de desenvolvimento de software da empresa.
“Como o mercado de TI necessita de maior quantidade de profissionais qualificados, a nossa proposta é permitir que os estudantes da sertão cearense e os profissionais da iFactory adquiram experiência com a participação nas pesquisas para desenvolvimento de softwares”, afirma Andrade.
Os estudantes que se destacarem durante o projeto, que tem duração de dois anos, serão contratados pela iFactory e poderão colocar em prática todo o conteúdo desenvolvido durante as pesquisas.
”O objetivo é promover a capacitação dos alunos dos cursos de tecnologia da UFC, para que eles possam ingressar no mercado de trabalho e, posteriormente, contribuir para o desenvolvimento de novos projetos”, explica o diretor de operações da iFactory.
Com professores experientes na adaptação e implantação de processos baseados nas certificações MPS.BR e CMMI (Capability Maturity Model Integration), a parceria com a Universidade Federal do Ceará permitirá a troca de conhecimentos entre os universitários e a iFactory, além de suprir a mão de obra na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no sertão cearense a partir da integração dos conhecimentos teóricos com a experiência prática do desenvolvimento de softwares.
Atualmente, a iFactory possui cerca de 110 profissionais especializados em diferentes áreas do ramo de tecnologia: arquitetura de soluções, desenvolvimento, qualidade de software e suporte técnico. Com um forte programa de capacitação, a empresa aumentou em 80% a certificação dos seus colaboradores no ano passado.
Além de apoiar algumas comunidades locais de TI, a iFactory oferece treinamentos e palestras para outras instituições de ensino do Estado Ceará, entres elas: Liceu Quixadá e Faculdade Católica Rainha do Sertão.