Idosos precisam de mais acompanhamento médico e exames

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Instituído no final dos anos 90, o Dia do Idoso é comemorado em 27 de setembro e tem como principal objetivo concretizar os direitos dos idosos para que possam viver com dignidade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a população mundial está ficando cada vez mais velha e estima-se que, por volta de 2025, haverá mais idosos que crianças no planeta. Atualmente, o Brasil possui 13,5 milhões de idosos e, no futuro, pode vir a se tornar um dos dez países com a maior população deles do mundo. Por isso, é muito importante que a população possa envelhecer com saúde e qualidade de vida.

Para alertar sobre a prevenção e detecção de doenças, o Grupo BIOFAST, uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País, faz algumas orientações sobre os exames médicos necessários para esta parcela da população:

Exame De Sangue (Hemograma Completo)

Avaliação de anemias suspeita de doenças infecto-contagiosas, inflamatórias, onco-hematológicas e doenças crônicas. Também é indispensável em avaliações pré-operatórias, avaliações clínicas, em emergências clínicas ou cirúrgicas e em pacientes que fazem uso de quimioterapia ou radioterapia.

Colesterol Total

Avaliação de risco de doença coronariana. O colesterol é um componente estrutural da membrana celular e precursor para biossíntese de ácidos biliares e hormônios esteróides. Por ser o principal lipídio associado à doença vascular, a dosagem de colesterol elevada é uma boa indicação dos riscos de aterosclerose. Níveis aumentados de colesterol pode ser indício de doenças como icterícia obstrutiva, doença de Von Gierke, hepatite por vírus, cirrose, síndrome nefrótica, pancreatite crônica, diabetes mellitus, hipotireoidismo, gota, anorexia nervosa, síndrome de Cushing e gravidez. Níveis diminuídos são observados em hepatopatias graves, inanição, hipertireoidismo, síndrome de má absorção, má nutrição, anemia, hemofilia, Doença de Addison, Doença de Gaucher e Doença de Tangier.

Triglicérides

Diagnóstico de dislipidemias. Um aumento de leve a moderado em níveis séricos de triglicérides indica obstrução biliar, diabetes, síndrome nefrótica, endocrinopatias ou alcoolismo. Níveis acentuadamente aumentados sem causa identificável refletem hiperlipoproteinemia congênita. Níveis séricos diminuídos são raros, ocorrendo principalmente em desnutrição ou abetalipoproteinemia.

Cortisol Urina

Diagnóstico de diabetes. Avaliação das condições de hipo e hiper função adrenal. Devido à alta sensibilidade e especificidade, o cortisol urinário tem sido usado como o primeiro teste na triagem para Sindrome de Cushing. O cortisol livre urinário é um teste excelente para o diagnóstico do syndrome de Cushing endogeo e para avaliar respostas aos testes da supressão da dexametazona. A excreção urinária de 24 horas de cortisol na urina é o índice mais direto e confiável de secreção cortical. Recomenda-se que o cortisol urinário deva ser dosado em 2 e (preferivelmente 3) amostras consecutivas de urina de 24 horas, colhidas com o paciente fora de internação. Níveis aumentados podem ser observados em quadros de diabetes, hipertireoidismo, feocromocitoma, pancreatite aguda e stress.

Creatinina

É uma avaliação que verifica a capacidade fisiológica dos rins, sendo possível calcular sua taxa de filtração. O decréscimo da massa muscular no idoso deve ser considerado na interpretação dos resultados. A creatinina, em geral, não é afetada pela dieta, porém, se quantidades excessivas de carnes forem consumidas, os níveis séricos poderão sofrer aumento por um período de 48 horas. Com a redução do fluxo sanguíneo renal, a creatinina eleva-se mais lentamente que a uréia. A concentração de creatinina somente torna-se anormal quando aproximadamente metade ou mais de néfrons tenham sido comprometidas.

Sangue Oculto

Diagnóstico de câncer no intestino grosso ou cólon. A pesquisa de sangue oculto baseia-se na observação de que pequenos sangramentos de pólipos ou tumores do cólon podem causar perda crônica de sangue provocando, em alguns casos, quadros de anemia por deficiência de ferro. A detecção dessas pequenas quantidades de sangue pode constituir um sinal precoce da presença de úlceras, cancros e outras anomalias.

Sobre o Grupo BIOFAST

Fundado em 2002, o Grupo BIOFAST é uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País. Em 2007, o empresário Rogério Saladino assumiu a presidência do Grupo e a missão de prestar serviços acessíveis em medicina diagnóstica. Sinônimo de cordialidade, respeito e boa vontade, o Grupo BIOFAST tem como missão prestar serviços laboratoriais de forma precisa e ágil, unindo excelência na qualidade e preços acessíveis.

Desde sua criação, a empresa vem conquistando experiência, reconhecimento e uma estrutura cada vez mais equipada para atender seus clientes nos setores público e privado. O Grupo BIOFAST tem a sua excelência comprovada pelos principais institutos e organizações da área de saúde, como o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (PALC) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, a empresa possui os selos nacionais de controle externo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa do Grupo BIOFAST

Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: [email protected]
Luciana Martins (11.2138-8908)
Aline Veríssimo (11.2138-8913)