História da Imperatriz Leopoldina é tema de livro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Obra, que conta o papel ativo de Leopoldina no processo de independência do Brasil, é lançado pelo Colégio Visconde de Porto Seguro e pelo Instituto Martius-Staden

A vida e a personalidade da princesa Leopoldina da Áustria, Imperatriz do Brasil, são temas de livro, que será lançado na Semana do Bicentenário da Independência. A publicação é uma homenagem aos 200 anos da Independência, e para isso, Leopoldina, real protagonista desse marco histórico brasileiro, foi escolhida para ser retratada com destaque. Uma personagem mulher que foi política e culturalmente relevante em sua época. A obra literária ‘Imperatriz Leopoldina, um grito de independência’ será lançada no dia 5 de setembro, em São Paulo.

Fruto da parceria entre o Colégio Visconde de Porto Seguro e o Instituto Martius-Staden, o livro tem formato digital e contará com versão impressa. A obra trata da vida pública da princesa austríaca e compõem um rico mosaico de sua importância para a história do Brasil no século XIX, especialmente, no papel desempenhado por ela no processo da independência e, posteriormente, no reconhecimento internacional da soberania brasileira.

O Diretor de Relações Institucionais do Colégio Porto Seguro e Diretor do Instituto Martius-Staden, Mauritius von Dubnitz, conta o objetivo da publicação. “Queremos com essa obra oferecer uma didática bilíngue, que veicule conteúdo acadêmico de alta qualidade e que também possa ser utilizada em sala de aula. O objetivo é um trabalho interdisciplinar, que complementa e enriquece a formação e educação dos jovens”, disse Mauritius, lembrando que o livro é uma contribuição para a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022.

A publicação conta com a participação de renomados pesquisadores, historiadores, professores e também da Diretora Geral Pedagógica e Educacional do Colégio Porto Seguro, professora Silmara Rascalha Casadei, que oferece um resumo didático e lúcido sobre a vida e a importância e o papel de D. Leopoldina. “Ela é uma das grandes personagens da história brasileira e teve papel importante na condução da independência do Brasil, em 1822. Não podemos esquecer jamais da importância que ela teve no processo de independência do Brasil, e precisamos levar isso para todas as gerações”, conta Silmara.

O Diretor Mauritius acredita que o livro vai contribuir para tornar mais conhecidos fatos marcantes de nossa história. “Nossa comunidade escolar e toda sociedade precisa saber mais da nossa história e também retratos históricos das relações bilaterais entre o Brasil e a Áustria. Os professores Valdirene do Carmo Ambiel, Luiz Roberto Fontes e Maria de Lourdes Viana Lyra destacam no livro o papel e protagonismo da Imperatriz Leopoldina dentro da política e do processo da Independência Brasileira no século XIX”, disse.

A autora brasileira e historiadora, Mary Del Priore, especialista em temas de sociedade, também tem participação especial na publicação. Mary ganhou mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais, entre os quais quatro Jabutis. Além de tratar da vida pública da imperatriz, a professora apresenta também a relação íntima da imperatriz com o imperador, com foco na vida privada de D. Leopoldina.

Outro importante foco da obra está na missão de cientistas e artistas austríacos que acompanharam a Imperatriz ao Brasil e que é abordada de maneira didática pela professora Gisela Tolaine Massetto de Aquino. Além disso, a professora Maria Luísa Albiero Vaz analisa o papel da Imperatriz Leopoldina como mulher no século XIX, fazendo paralelos com o mundo contemporâneo.

A obra homenageia a Imperatriz Leopoldina e proporciona um vasto panorama de interessantes temas a ela vinculados, como ciência, política e cultura. Uma interessante visita as memórias que são apresentadas por pesquisadores que trazem um novo olhar de Leopoldina e o papel da mulher na história do Brasil.

Serviço:
Dia: 5 de setembro
Horário: 19h
Local: Auditório Campus Morumbi Transmissão on-line: canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/InstitutoMartiusStaden

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Em 2022, o Colégio Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículo: Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

Para saber mais informações e novidades, basta acessar a página do Colégio Visconde de Porto Seguro no Facebook ou o site www.portoseguro.org.br

Instituto Martius-Staden

Fundado em 1938, o Instituto Martius-Staden é uma entidade cultural sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. Sua missão é preservar as tradições da cultura alemã no Brasil e valorizá-las no contexto contemporâneo, contribuindo para o estreitamento dos laços culturais entre o Brasil e os países falantes do idioma alemão bem como estimulando o intercâmbio cultural e científico por meio da promoção de eventos e realização de publicações.

Planin – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com
Contatos: [email protected] – Tel.: (11) 2138-8900