Grupo Microsom apresenta soluções auditivas que interagem com celulares e MP3 players

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa, umas das principais no segmento auditivo brasileiro, mostra também tecnologia para o tratamento da gagueira e soluções práticas e modernas para quem enfrenta deficiências auditivas

O Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil e a única que oferece tecnologia para o tratamento da gagueira, preparou diversas novidades que prometem agitar a X Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2011). No evento, que será realizado entre 14 e 17 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a empresa apresentará sua gama de soluções auditivas e seus recentes lançamentos, Passport e Latitude. Os modelos oferecem diversas vantagens, entre elas escutar músicas de um tocador de MP3 ou até mesmo falar ao celular sem precisar estar com o telefone móvel próximo da orelha. Esta interação entre os aparelhos é permitida porque o som que sai do equipamento portátil é enviado via Bluetooth para um acessório utilizado no pescoço do usuário (espécie de um colar) e convertido para uma tecnologia que transmite as informações para o aparelho auditivo.
 Além disso, será exposto o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira e comercializado com exclusividade pelo Grupo Microsom no Brasil desde 2008. “Nosso objetivo nesta edição da Reatech é apresentar aos visitantes nossa linha completa de aparelhos auditivos, além do SpeechEasy, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com perda auditiva e gagueira”, afirma o diretor comercial do Grupo Microsom, Dilson Pavezi.
A empresa contará com duas estações de atendimento no evento, uma específica para audição e outra para gagueira. Em seu estande será possível acessar o software Fluency Coach, que permite à população testar o retorno auditivo alterado, mecanismo utilizado no equipamento para simular o efeito coro. No caso dos aparelhos auditivos, os visitantes poderão conhecer os benefícios do SmartFocus™, recurso acessível ao usuário para melhorar a qualidade sonora e personalizar as necessidades auditivas frente a ambientes ruidosos, e vivenciar a conectividade entre os aparelhos auditivos das linhas Passport e Latitude e os equipamentos portáteis.
“Segundo o Censo 2000 do IBGE, aproximadamente 24,6 milhões de brasileiros apresentam perda auditiva. No entanto, muitos não percebem que tiveram perda de audição e não buscam tratamento. O mesmo vale para indivíduos que gaguejam, que, muitas vezes, não procuram um especialista para tratar a disfluência, mas que, agora, já podem contar com uma tecnologia para o tratamento da gagueira, o SpeechEasy”, analisa Pavezi.

Passport
A família de soluções auditivas Passport é inteligente e criada sob uma plataforma revolucionária. O aparelho assimila as regulagens manuais feitas pelo próprio usuário. Assim, com o tempo de uso, programa as preferências do paciente e reduz a necessidade de ajustes. A amplificação torna-se, então, personalizada.
O sistema Self Learning, responsável por essa possibilidade de auto-aprendizagem do aparelho, leva em consideração as preferências de cada pessoa em diferentes ambientes sonoros. Um dos recursos disponíveis, tanto no modelo retroauricular quanto no intra-aural, é o SmartFocus™, recurso acessível ao paciente no aparelho auditivo ou em um controle remoto, que proporciona um aumento de até 16% na inteligibilidade de fala no ruído.
Por meio do comando, o próprio usuário consegue interferir no funcionamento de quatro parâmetros: microfone, ênfase para fala, redução de ruído e volume geral. Sendo assim, quando o usuário se encontra em uma situação em que deseja obter maior nitidez para a fala, ele eleva este controle e altera os níveis dos algoritmos citados acima. Caso o mesmo esteja em um lugar com muito ruído, para obter mais conforto, basta movimentar o controle para baixo para que os parâmetros passem a funcionar de forma a atingir os objetivos do paciente.
Outra importante característica é o sistema Antishock™, que elimina o desconforto para sons repentinos, intensos e de curta duração, como pratos batendo ao lavar louça ou o salto do sapato em contato com o piso de madeira, por exemplo. Esta tecnologia identifica instantaneamente estes impulsos sonoros indesejados e os minimiza automaticamente, sem interferir nos sons da fala do interlocutor.

Latitude
A linha Latitude oferece diversos modelos com tecnologias inovadoras para atender ao estilo de vida de cada pessoa, com diferentes tipos e graus de perda auditiva. Além disso, possui modelos inovadores e flexíveis, que se ajustam instantaneamente na orelha do usuário, não sendo necessário realizar a pré-moldagem da sua orelha.
Os pacientes podem optar, por exemplo, pelo modelo intra-canal Power, um pequeno aparelho confeccionado sob medida, que apresenta maior potência para perdas auditivas de grau mais elevado ou pelos retroauriculares de tamanhos reduzidos.
A família Latitude oferece recursos diferenciados ao paciente, como a tecnologia avançada de ênfase de fala, que permite a compreensão de sussurros a gritos sem necessidade de ajuste no volume, e o gerenciamento de microfonia, com menos probabilidade de desagradáveis apitos de microfonia.
O recurso SmartFocus™ estádisponível no modelo Latitude 16, permitindo que o paciente comande o aparelho, nele mesmo ou via controle remoto, modulando-o de acordo com suas preferências e proporcionando, desta maneira,  um aumento de até 16% na inteligibilidade de fala no ruído. Por meio do controle, o próprio usuário consegue interferir no funcionamento de quatro parâmetros: microfone, ênfase para fala, redução de ruído e volume geral.
Os aparelhos da linha também possuem a tecnologia Antishock™, para detectar e reduzir instantaneamente e automaticamente o desconforto de ruídos desagradáveis sem descaracterizá-los.
 
SpeechEasy
O SpeechEasy, comercializado pelo Grupo Microsom, é o único aparelho disponível no Brasil que auxilia o tratamento da gagueira. Trata-se de um dispositivo portátil, confeccionado de forma personalizada para cada usuário e utilizado na orelha, por ter como objetivo reproduzir o efeito coro, fenômeno natural e tema de muitas pesquisas há décadas. Ele ocorre quando uma pessoa que gagueja fala ou lê ao mesmo tempo em que outra pessoa, reduzindo o problema. Por fazer a voz do usuário alcançar o cérebro com um ligeiro atraso e com um tom diferente, o SpeechEasy dá a sensação de a pessoa estar falando ao mesmo tempo em que outro indivíduo, desencadeando tal efeito e, consequentemente,  reduzindo a disfluência.
O SpeechEasy é um tratamento possível, que une tecnologia avançada e conforto para a pessoa que gagueja, mas deve ser utilizado em combinação com tratamento fonoaudiológico especializado para que seu benefício seja otimizado.

Números relacionados à deficiência auditiva
O Censo 2000 do IBGE registrou que 14,5% da população total do Brasil tem algum tipo de incapacidade ou deficiência. Deste total, mais de 5 milhões apresentaram deficiência auditiva, sendo cerca de 3 milhões de homens e quase 2,8 milhões de mulheres. Entre todos os brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, um pouco menos de 170 mil se declararam surdos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 42 milhões de pessoas acima de 3 anos de idade são portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, de grau moderado a profundo. Ainda segundo números da OMS (1994) e do Censo 2000, a auditiva no Brasil ocupa o terceiro lugar entre todas as deficiências do País, representando 16,7% do total da população que tem algum tipo de deficiência.
A presbiacusia, perda auditiva devido à idade, é a principal causa de deficiência auditiva, apresentando uma incidência de cerca de 30% na população com mais de 65 anos.

Números relacionados à gagueira
Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira no Brasil é de 5%, ou seja, considerando-se que a população do País é de 92 milhões de pessoas, 9,5 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. Este número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, 1,9 milhão de brasileiros gaguejam há muitos anos de forma persistente, crônica. Este número é maior do que a população de Manaus ou Curitiba.

Serviço
X Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2011)
Onde: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Quando: De 14 a 17 de abril
Horário: Quinta e sexta-feira, das 13h às 21h, sábado e domingo, das 10h às 19h
Stand do Grupo Microsom: Rua 600, E60 e E62