Grupo Boticário e Suzano desenvolvem embalagem de amostras livre de plásticos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Com produção média anual de 30 milhões de amostras de perfumaria em embalagem plástica, a parceria visa alternativas com material sustentável, aumentando a reciclabilidade e contribuindo com meio ambiente

O Grupo Boticário e a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, estão à frente do projeto Amostragem do Bem, que busca desenvolver uma inédita embalagem livre de plásticos para amostras de flaconetes de 1ml de perfumaria. Alavancando a inovação em produtos, processos, novas metodologias e tecnologias, o projeto deve impactar positivamente o meio ambiente.

O produto é feito com o Greenpack®, papel da Suzano desenvolvido especificamente para embalagens flexíveis e produzido a partir de matéria-prima de fonte renovável, biodegradável e reciclável. As embalagens das amostras são produzidas pela All 4 Labels e o Grupo Leclair Cosméticos é o responsável pelo envasamento.

Considerar o impacto do consumo já faz parte da estratégia de negócio de toda a cadeia produtiva do Grupo Boticário. Para os consumidores, a preocupação com o meio ambiente também já está no centro da tomada de decisão pela compra de produtos. De acordo com uma pesquisa nacional realizada pela Perception e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2019, 74% dos(as) consumidores(as) se declararam preocupados com o meio ambiente. Sendo que 37% deles associam o conceito de sustentabilidade a ideias como reciclagem de lixo e descarte apropriado de materiais e 27%, à redução do consumo de plástico. Por isso, a parceria entre o Grupo Boticário e a Suzano endereça parte da questão dos resíduos plásticos. Com um volume médio anual de 30 milhões de amostras de flaconetes, o que equivale a 21,2 toneladas de plástico, o Amostragem do Bem deve substituir os filmes usados atualmente, formados por uma mistura de plásticos (PE e PET).

“O Grupo Boticário sempre esteve comprometido com o desenvolvimento sustentável, antes mesmo da sigla ESG se popularizar. Temos na companhia uma visão ampliada de toda a nossa cadeia de valor, monitorando tendências, riscos e oportunidades para aperfeiçoar a atuação da empresa, investindo em inovação e trabalhando de forma integrada com todo o negócio, associando ESG a metas e integrando times multidisciplinares”, explica Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

O desenvolvimento da nova embalagem envolveu as equipes multidisciplinares de pesquisa e desenvolvimento, engenharia, negócios, industrial, comercial e performance de ambas as empresas. Após oito meses de estudos, em 2021, o Grupo Boticário realizou um piloto com a inovação para as amostragens de 1ml de perfumaria de Velvet Exclusive, de Eudora.

“A sociedade está cada vez mais atenta aos produtos que consome e qual o impacto deles ao meio ambiente e à sociedade. Por isso, as embalagens de papel, desenvolvidas a partir de matéria-prima renovável, reciclável, compostável e biodegradável, estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Cabe a nós continuar desenvolvendo soluções que estejam conectadas com esse cuidado do consumidor”, afirma Guilherme Melhado, diretor de Operações Comerciais da Unidade de Papel e Embalagens da Suzano.

Compromissos ESG
Para gerar impactos ambientais verdadeiramente positivos e ir além da transformação de sua cadeia produtiva, impactando também a sociedade, o Grupo Boticário assumiu, em abril de 2021, 16 Compromissos Para o Futuro, com metas desafiadoras para ampliar o impacto positivo até 2030. A companhia tem investido fortemente para alcançar o Compromisso 1, que visa mapear e solucionar 150% de todo resíduo sólido gerado pela cadeia de valor (fabricação, distribuição, canais de venda e consumidores).

No ano em que lançou os Compromissos para o Futuro, o Grupo Boticário alcançou e ultrapassou a meta de diminuir a geração de resíduos nas fábricas: o valor limite era de 21,98 toneladas de resíduos para cada milhão de toneladas de produtos produzidos, mas foi possível ir além e baixar a marca um pouco mais, chegando a 21,19 toneladas de resíduos por milhão de toneladas produzidas. Desde março do ano passado, 100% da energia consumida nas fábricas e CDs é proveniente de fontes renováveis. Além disso, o Grupo Boticário é carbono positivo, ou seja, conseguiu superar a emissão de CO2 com o que captura em sua principal reserva, em Salto Morato (PR).

A Suzano, por sua vez, anunciou em 2020 os Compromissos para renovar a vida, um conjunto de 15 metas de longo prazo a serem alcançadas até 2030. Entre elas está o objetivo da companhia de oferecer 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo.

Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br

Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br