Para a realização do procedimento é necessário respeitar as restrições recomendadas pelo médico antes da coleta sanguínea
O Grupo BIOFAST, uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País, orienta sobre exames necessários e preventivos para detectar e avaliar o diabetes mellitus, doença crônica que leva o indivíduo a apresentar um nível de glicose ou açúcar no sangue acima do normal. Segundo o Dr. Francisco Tavares, médico e responsável técnico do Grupo BIOFAST, são utilizados três exames para o diagnóstico da doença: Glicemia de jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica.
O exame glicemia de jejum é realizado para medição do nível de açúcar no sangue naquele momento, utilizado para monitorar o tratamento do diabetes. Neste exame, os valores de referência ficam entre 65 a 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL), quando o resultado exceder 99 mg/dL, deve-se realizar uma nova avaliação para acompanhamento.
A hemoglobina glicada (HbA1c), proteína localizada dentro do glóbulo vermelho que se liga à glicose durante o período de vida da hemácia, cerca de 90 dias, incorpora-se a glicose devido à concentração do açúcar no sangue. Por isso, se as taxas de glicose estão altas durante todo esse período ou se sofrem aumentos ocasionais, significa que haverá um aumento nos níveis da hemoglobina glicada. Portanto, a análise clínica identifica uma média das concentrações de hemoglobina no sangue nos últimos três meses por meio de seus valores, que indicam se o indivíduo está ou não com hiperglicemia, quando os níveis de glicose estão acima do ideal recomendado.
Já o exame de curva glicêmica simplificada mede a velocidade com que o corpo absorve a glicose após a ingestão. O paciente ingere 75g de glicose e é feita a medida das quantidades da substância no sangue, após duas horas de ingestão da glicose. Os valores de referência devem estar abaixo de 100mg/dL em jejum e abaixo de 140mg/dL após as duas horas.
“É muito importante que as pessoas se conscientizem de que a prevenção por meio de exames periódicos evita inúmeros problemas de saúde e quando aliada a atividades físicas é fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo”, recomenda Tavares.