Grupo BIOFAST implementa SAP Business One para manter crescimento

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Melhorar controles, produtividade e criar uma nova cultura corporativa são alguns dos objetivos da implantação da solução no laboratório de análises clínicas. Projeto, em parceria com G2 Tecnologia, envolve todos os profissionais administrativos

 

São Paulo, 25 de maio de 2010 – Melhorar controles, produtividade, criar novos processos e implantar uma nova cultura corporativa. Estes são os principais objetivos do Grupo BIOFAST, uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País, com o início do projeto de implantação do SAP Business One.

“A adoção do software de gestão é uma das ferramentas encontradas pela companhia para atingir a excelência buscada diariamente em nossas atividades”, explica o presidente do Grupo BIOFAST, Rogério Saladino, ao enumerar as metas do projeto.

Segundo Saladino, o Grupo BIOFAST vem crescendo muito nos últimos três anos e as ferramentas de gestão da empresa ficaram defasadas para suportar a operação e a continuidade desse crescimento. “Houve a necessidade de buscar um sistema mais robusto e completo”, conta o executivo, referindo-se ao SAP Business One. Além de considerar o sistema adequado para as demandas de crescimento do Grupo BIOFAST, Saladino explica que a escolha pela solução da SAP se deu pela integração nativa do módulo de gestão do relacionamento com clientes (CRM). “Esse módulo é extremamente importante para a empresa neste momento”, avalia.

O Grupo BIOFAST selecionou a G2 Tecnologia como parceira de integração do SAP Business One. Entre os desafios do integrador está colocar o software em operação já no início do segundo semestre deste ano. “A data específica para o go-live ainda não foi definida, mas sua entrada em operação está prevista para o início do segundo semestre”, afirma Saladino. A partir de então, o laboratório espera contar com benefícios de negócios, como melhor controle orçamentário e de fluxo de caixa. “Também apostamos no ganho de agilidade dos processos operacionais do Grupo BIOFAST e na maior segurança dos controles internos”, acrescenta o presidente da empresa. Segundo ele, os negócios da companhia ainda devem se beneficiar de um número muito reduzido de erros em informações e da tomada de decisões mais rápidas e baseadas em dados mais assertivos. 

Para cumprir prazos e alcançar os benefícios pretendidos, o Grupo BIOFAST estruturou uma equipe formada por todos os funcionários da área administrativa. Serão 15 profissionais que exercerão o papel de líderes e usuários-chave de áreas como TI, compras, suprimentos, contabilidade, contas a pagar e a receber, faturamento, vendas e marketing, atendimento, financeira e contratos. Completam o time encarregado de implantar o Business One no Grupo BIOFAST outros três profissionais da G2 Tecnologia, sendo uma gerente de projeto, três consultores e um gerente de contas.

Glaucia Vieira, diretora técnica da G2 Tecnologia, atribui o sucesso da parceria à experiência da integradora com o setor público e a área de saúde. “São duas áreas nas quais a G2 atua há mais de uma década”, afirma, lembrando que o Grupo BIOFAST trabalha diretamente com o setor público, prestando serviços para hospitais e unidades de atendimento do governo. Sobre o projeto em si, Glaucia explica que os desafios estão relacionados à integração em diferentes níveis.

“Temos o grande desafio de integrar os processos e informações da matriz e das filiais do Grupo BIOFAST, todas localizadas em diferentes estados brasileiros”, revela. Glaucia conta que o projeto no laboratório envolve, além do ERP da SAP, a implantação do Health One, uma solução desenvolvida pela G2 Tecnologia com base na plataforma BusinessOne, da SAP. “Trata-se de um software para PRM (Patient Relationship Management)”, diz a executiva, explicando que a solução é um CRM com características específicas para o relacionamento com pacientes.

Para completar as tarefas de integração, soma-se à matriz, às nove filiais, ao Health One e à implantação do SAP Business One em si uma solução LIS (Laboratory Information System), específica para a gestão dos negócios de um laboratório, com recursos de controle de exames e seus custos.

“Esse é um case referência para a SAP Brasil, pois, além de o setor de Saúde ser estratégico para a empresa, um cliente e um projeto como o do Grupo BIOFAST em nossa base nos fortalece no mercado de pequenas e médias empresas”, afirma Cristina Palmaka, VP comercial da SAP Brasil.