Grupo BIOFAST alerta população sobre casos de dengue durante o verão

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Rede de laboratórios oferece exames para diagnosticar a doença

O Grupo BIOFAST, uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País, oferece exames para o diagnóstico da dengue. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue infecta entre 50 e 100 milhões de pessoas anualmente, em mais de 100 países. Além disso, de acordo com um relatório divulgado recentemente pela OMS, a dengue é a única doença tropical desatendida (ETD) que se expandiu na última década e que tem potencial real para se tornar uma epidemia mundial. Das 17 doenças que a OMS inclui no grupo ETD, a dengue é a única que representa uma “ameaça global”.

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito de hábitos diurnos que se multiplica em depósitos de água parada e acumulada nos quintais e dentro das casas.

Os sintomas variam conforme o quadro clínico da doença, que são dois: dengue clássica e dengue hemorrágica. A pessoa com diagnóstico de dengue clássica apresenta febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento ocular, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço extremo, moleza e dores no corpo, além de muitas dores nos ossos e articulações.

Já o paciente diagnosticado com dengue hemorrágica apresenta dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva, boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória e perda de consciência.

Para confirmar que o paciente está infectado com o vírus da dengue, é necessário realizar o exame laboratorial, que pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos três a cinco dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus.

O Grupo BIOFAST realiza todos os tipos de exames disponíveis no mercado para detecção precoce da infecção primária ou secundária. São eles:

  • Sorologia para detecção de anticorpos IgG e IgM;
  • Testes rápidos para detecção de IgA (infecção secundária ou recente);
  • Testes rápidos de detecção antigênica (Ag NS1) e anticorpos IgG/IgM;
  • Isolamento direto do vírus no sangue;
  • Acompanhamento hematológico (eritrograma e plaquetas); e
  • Testes indiretos (prova do laço).
    •                 Ainda não há um tratamento específico contra a doença, mas é importante que o paciente tenha um suporte na reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea. “O paciente com dengue deve beber muito líquido para evitar a desidratação e utilizar somente os medicamentos prescritos pelo médico para baixar a febre e aliviar os sintomas”, recomenda Dr. Francisco Tavares, médico e responsável técnico do Grupo BIOFAST.

      Vale destacar que a assistência médica para pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, é fundamental. “Em hipótese alguma a pessoa deve se automedicar, pois alguns medicamentos interferem no processo de coagulação do sangue, o que desacelera a recuperação do paciente”, ressalta Dr. Francisco.

      Por ser uma doença que pode evoluir rapidamente para quadros de maior gravidade, a identificação precoce dos casos é de extrema importância para o controle das epidemias, bem como para combater os focos do mosquito transmissor, que é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.