O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, prevê que até 2028, 75% dos engenheiros de software empresariais utilizarão assistentes de código com Inteligência Artificial (IA). Nova pesquisa do Gartner mostra que essa cifra representa um aumento em relação aos menos de 10% registrados no início de 2023, e que 63% das empresas já estão atualmente testando, implantando ou já implantaram assistentes de código com Inteligência Artificial.
Os assistentes de código com Inteligência Artificial oferecem capacidades adicionais que vão além da geração e conclusão do código. Eles são assistentes colaborativos que melhoram a eficiência dos desenvolvedores ao estimular o brainstorming e ao aumentar a qualidade do código, o que capacita esses profissionais a aprimorarem continuamente suas habilidades, assim como a proficiência em frameworks de programação. Os facilitadores oferecidos pelos assistentes de código de IA levam a uma maior satisfação no trabalho e retenção, economizando assim os custos associados à rotatividade.
“Os líderes de engenharia de software devem determinar o retorno sobre o investimento (ROI) e construir cases de negócio à medida que expandem suas implementações de assistentes de código de IA”, diz Philip Walsh, Analista Sênior Principal do Gartner. “No entanto, os frameworks tradicionais de retorno sobre o investimento direcionam os líderes de engenharia para métricas centradas na redução de custos. Essa perspectiva limitada não captura todo o valor dos assistentes de código de IA.”
Reformular conversas sobre retorno sobre o investimento (ROI) é fundamental para capturar o valor total dos assistentes de código de Inteligência Artificial:
Os frameworks de retorno sobre o investimento (ROI)tradicionais falham em capturar todo o valor dos assistentes de código de Inteligência Artificial. Para construir uma história de valor eficaz que se estenda além das métricas tradicionais, os líderes de engenharia de software devem reformular a conversa sobre o de redução de custos para geração de valor.
“Calcular economias de tempo na geração de códigos é um bom ponto de partida para construir uma história de valor mais robusta,” diz Walsh. “Para transmitir toda a trajetória de valor empresarial dos assistentes de código de Inteligência Artificial, os líderes de engenharia de software devem conectar os facilitadores de valor aos impactos e, em seguida, analisar o retorno geral para a empresa.”
Os clientes do Gartner podem ler mais em “How to Communicate the Value of AI Code Assistants”. Saiba como identificar áreas de foco personalizadas para melhorias usando o Diagnóstico de Eficácia de Líderes de Engenharia de Software do Gartner. Saiba mais sobre a implementação de Inteligência Artificial na empresa no Gartner Thinkcast gratuito “Generative AI in 2024: How to Move From Experimentation to Implementation.”